Dom Lustosa

Dom Antônio de Almeida Lustosa foi declarado Venerável.

Nomeado por Pio XI, em 1925 foi eleito Bispo de Uberaba.

O bispo salesiano, já em sua primeira Carta-circular consagrava sua Diocese ao Sagrado Coração de Jesus, determinando que em todas paróquias, num dia fixo de cada mês, houvesse durante todo o dia a exposição do Santíssimo Sacramento com o maior número de adoradores possível.

Achou o seminário praticamente vazio. Depois de um ano, tinha no ginásio perto de 30 seminaristas.

Devoto de Santa Teresinha, dedicou sua 21ª Circular a ela, e presenteou cada paróquia com uma estátua da santa. Desejou erigir o Santuário Diocesano de Santa Teresinha no Fabrício, cuja pedra fundamental foi benta por Dom Lustosa em 27 de dezembro de 1927.

Como seguidor das virtudes e do trabalho de Dom Bosco, destacou em nossa Arquidiocese o serviço pela evangelização, educação, catequese, reformas das igrejas e cuidado aos mais necessitados.

Foi eleito Arcebispo de Fortaleza – CE. Ali viveu uma vida de virtudes cristãs em grau heroico, como foram reconhecidas em Roma, na causa da beatificação do segundo bispo de Uberaba, caminho para a declaração como santo, caminho difícil e demorado. Entretanto, não totalmente impossível no caso de Dom Lustosa, falecido em 14 de agosto de 1974, na cidade de Carpina-PE.

Venerável Dom Antônio de Almeida Lustosa, rogai por nós!

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por