Dom Paulo Mendes Peixoto participa nesta semana do 14º Intereclesial de CEBs

O arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, viaja hoje (22) para Londrina (PR) para participar do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O encontro acontecerá entre os dias 23 e 27 de janeiro e tem como tema: “CEBs e os desafios no mundo urbano” e o lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7).

As Comunidades Eclesiais de Base constituem uma face da Igreja Católica, seu intuito é promover a vocação e missão, formação e espiritualidade, organização e atuação do laicato, particularmente da juventude, na Igreja e no mundo. Para Dom Paulo, “muitos caminhos podem nos conduzir a Jesus Cristo, o de maior destaque, que está nas bases da história da Igreja, é o que passa pela vida de comunidade, pelos compromissos ali assumidos e a fraternidade conquistada. Nesse contexto entendemos as CEBs, as Comunidades Eclesiais de Base”.

Segundo o arcebispo de Uberaba, as CEBs tiveram uma história marcada por um “rosto” propriamente rural, com espírito bastante comunitário e cumpriu uma bela missão durante muito tempo. “Mas os tempos são outros e o povo agora se aglomera na cidade. O rural e o urbano se fundiram gerando uma nova realidade social, que afeta fortemente os compromissos de fé e de vida comunitária”, afirma. Dom Paulo acredita que devemos reinventar as CEBs na cidade, abrindo caminhos novos e contando com a força da Palavra de Deus e o dinamismo do Espírito Santo.

O arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, em artigo publicado no site da CEBs do Brasil, dá as boas vindas aos participantes do Encontro Intereclesial e informa que a arquidiocese de Londrina espera a todos com alegria e satisfação.

“As comunidades, com suas famílias acolhedoras esperam ansiosamente a chegada de todos. As muitas Equipes de Trabalho se preparam há vários meses para que tudo aconteça dentro do previsto e da necessidade de tão majestoso encontro. O Secretariado pensou em tudo com muito carinho. Está tudo preparado!”, escreveu o arcebispo.

Os Intereclesiais nasceram com a finalidade de partilhar as experiências, a vida e as reflexões das CEBs. Esses encontros revelam com maior clareza a situação em que vive o povo e possibilitam a prática do ecumenismo. “Agora esperamos no silêncio e na torcida para que todos cheguem bem e felizes e se sintam ‘em casa’ entre nós. No abraço que lhes daremos na chegada queremos lembrar o abraço que Deus continua dando em seu povo para animá-lo na luta. Que os desafios no mundo urbano não sejam motivos de desânimos, mas de unidade e luta por justiça e igualdade”, finalizou Dom Geremias.

Veja quais serão as temáticas do encontro: http://www.cebsdobrasil.com.br/2018/01/17/14o-intereclesial-das-cebs-13-temas-que-desafiam-vida-urbana-assessores-atualizados/

Leia o artigo do nosso arcebispo sobre o 14º Intereclesial: https://arquidiocesedeuberaba.org.br/14o-intereclesial/artigos/

 

Jordana Moreira

Assessora de Imprensa

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *