Domingo de Ramos: fiéis praticam gesto concreto de Solidariedade

Nos dias 12 e 13 de abril, fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese de Uberaba se uniram a milhões de católicos em todo o Brasil na Coleta Nacional da Campanha da Fraternidade, realizada durante as celebrações do Domingo de Ramos. O gesto, marcado pela solidariedade e pelo compromisso cristão, reforça a missão da Igreja na transformação social e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Sob o comando do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, as comunidades da Arquidiocese participaram ativamente da arrecadação, cujos recursos serão destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Esse fundo financiará projetos que promovam a fraternidade e a ecologia integral, priorizando ações de cunho social, defesa da vida e princípios cristãos.

A celebração do Domingo de Ramos em Uberaba foi marcada por procissões e missas solenes, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um momento de alegria que antecede o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Dom Paulo, destaca o simbolismo da data: “Assim como Jesus foi aclamado com ramos, somos chamados a acolhê-lo em nossos corações e a viver a solidariedade como expressão concreta de nossa fé.

Ainda de acordo com o arcebispo metropolitanos, a Coleta da Fraternidade nos lembra que a Semana Santa não é apenas um rito, mas um convite à conversão e ao amor ao próximo, especialmente aos mais necessitados. Para garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, a Arquidiocese contará com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na seleção de projetos e instituições que promovam a ecologia integral em Uberaba. A iniciativa reforça o diálogo entre Igreja e poder público em prol do bem comum.

A Coleta da Fraternidade no Domingo de Ramos abriu as portas para a vivência profunda da Semana Santa, período em que os cristãos revivem os mistérios centrais da fé. Em Uberaba, a programação das paróquias inclui celebrações como a Procissão do Encontro, a Missa da Unidade, Missa da Ceia do Senhor, Via Sacra, Procissão do Senhor Morto, Celebração da Paixão de Nosso Senhor, Vigília Pascal, Missa e Cantata de Páscoa.

A programação completa da Arquidiocese de Uberaba está no site (https://arquidiocesedeuberaba.org.br/semana-santa-na-arquidiocese-de-uberaba-2/). Dom Paulo convida todos os fiéis a participarem desse tempo de graça: “Que esta Semana Santa nos renove na fé e no compromisso com os mais pobres, seguindo o exemplo de Jesus, que se doou por amor à humanidade.”

François Ramos – Assessoria de Imprensa/Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe: