Queridos irmãos e irmãs, Paz de Cristo!

A edição de junho de 2020 é nossa terceira experiência no que se refere ao Jornal Metropolitano, na modalidade on-line. Ressalto que, como jornalista e cristão participante, a maneira virtual de levar ao público o informativo da Igreja Católica tem sido um desafio novo, porém, de rápida e fácil adaptação. Digo que estamos encurtando caminhos com o leitor cristão e a sociedade, como um todo.

Agora em junho, voltamos a enfatizar sobre a tônica das celebrações on-line. Também pudera: o pico da COVID-19 ainda se aproxima e falam que isto ocorrerá somente dentre de três ou quatro semanas. Seguindo as normas de nosso pastor e pai, Dom Paulo Mendes Peixoto, real defensor do isolamento social, continuamos sem nossas missas presenciais.

Da forma on-line, as celebrações ganharam espaço em quase todas as paróquias da Arquidiocese de Uberaba. Na Basílica de Sacramento, elas são diárias e incluem bênçãos do Santíssimo, live de terços e vídeos gravados pelo pároco com orações diversas, como pelos doentes, profissionais da saúde e o povo em geral. Em São Galvão, padre José Alves se equipou todo e a comunicação com seu rebanho continua ainda mais forte.

Outro ponto importante dessas cerimônias virtuais podemos observar nas transmissões de padre Marcelo Lázaro. As redes sociais não têm fronteiras, com muitos internautas cristãos acompanhando da Europa, Japão e outras localidades no exterior.

Por outro lado, a pandemia também aguçou a oração em família. Nesta edição, trazemos dezenas de depoimentos em que as pessoas realçam com alegria seu cantinho de rezar em suas casas. “Rezamos perto do fogão,” destacou um deles, enquanto outro fez questão de frisar que agora tem Bênção do Santíssimo em sua casa.

O certo é que tudo isto tem levado as pessoas a viverem mais a espiritualidade em família, a redescobrirem o valor da oração e a lapidarem a fé. Fora meteoro, nada cai do céu e os obstáculos estão aí para serem ultrapassados e vencidos. Com certeza, seremos mais cristãos na pós-pandemia que, pelo jeito, deve demorar.

Enquanto isto, vamos aprendendo a conviver com o vírus, respeitando as normas sanitárias e fortalecendo nossa fé, seja nas orações em família, nas bênçãos virtuais e nas comemorações on-line, como nos 200 anos de Sacramento que serão objeto de celebração em agosto próximo.

Que Jesus continue nos abençoando, nos livre da peste e ilumine nossa caminhada!

Jornalista Rubério Santos