Encontro com Francisco

Nesse dia 20 de outubro próximo passado, dentro da Visita ad limina Apostolorum, nós, 31 arcebispos e bispos, dos Regionais Leste dois e Leste três da CNBB, Minas Gerais e Espírito Santo, tivemos a oportunidade de encontro, de duas horas e meia, com o Papa Francisco, numa das salas oficiais do Vaticano. Dez anos atrás tive a mesma oportunidade de encontro com o Papa Bento XVI.

Chamo de oportunidade porque o Papa não tem espaço para atender, dessa forma, todos os católicos do mundo. Cada um dos bispos representa sua diocese e fala em nome de todos. Assim, o Papa estreita laços com a Igreja presente em todas as partes do mundo, e fica informado das dificuldades, dos problemas e alegrias de seus pastores. E o Papa Francisco é muito sensível a todos.

Essa é a nossa Igreja, que tem como um dos principais  objetivos motivar as pessoas a fazer um caminho de santidade. É nesta perspectiva que celebramos a solenidade de Todos os Santos, mas cientes de que a santidade, quando caminha fundamentada no seguimento do Evangelho de Jesus Cristo, é possível. A Igreja faz memória dos santos falecidos e estimula os vivos a serem santos.

Não importa o estado de vida da pessoa para que seja santa. A santidade não vem da religião, da política, da profissão etc. Vem da autenticidade de condução da sua vida. Por isto, temos muitos santos anônimos, pessoas que procuram pautar sua conduta naquilo que as dignificam, no selo da verdade e fidelidade às coisas corretas. As trapaças injustas e exploradoras impedem a santidade.

O mundo da perfeição coincide com o tipo de semelhança que a pessoa tem com Jesus Cristo, partilhando do mesmo destino dele, superando todo tipo de iniquidade e realização do mal. Isto significa coerência com a dignidade de quem procura identificar-se com os ensinamentos da Palavra de Deus. E muita gente faz esse caminho, que supõe renúncias e opção pela prática do bem.

Os apóstolos beberam das riquezas do ensinamento dado por Jesus. O nosso encontro com o Papa Francisco não foi diferente, ainda sentindo nele verdadeira vida de simplicidade e preocupação com a santidade do Povo de Deus. Bebemos de sua espiritualidade e abertura tão fraterna para com cada um de nós bispos ali presentes. Nossa palavra foi de profunda gratidão pelo que ele é para o mundo.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba