Encontro de Folias de Reis no Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria – MG

Ao se aproximar o mês de janeiro, nós, romarienses e os devotos de Nossa Senhora da Abadia que já conhecem a rotina do Santuário de Romaria, nos preparamos e esperamos pelo tradicional encontro de Folias de Santos Reis.

Esse encontro é realizado todos os anos no Santuário, no segundo domingo de janeiro. Teve início no ano de 1977, quando Padre Estanislau de Melo Ferraz, mais conhecido como Padre Lalau, então pároco em Romaria, incentivado pelos novos valores doutrinários da Igreja Oficial, organizou encontros de folias de Santos Reis, congados, catupés, moçambiques e marujos.

A aceitação dos encontros por parte das camadas populares de inúmeras cidades da região foi tamanha, que o primeiro foi realizado com a participação de diversos grupos e em eventos posteriores o número aumentou significativamente.

Com isso, os encontros foram divididos em dois momentos: o primeiro, no segundo domingo de janeiro, passou a ser exclusivamente das folias de Santos Reis; o segundo, realizado no último domingo de maio, previa a participação dos ternos de congados, catupés, moçambiques e marujos.

No início, servia-se para os foliões e devotos pão com carne; atualmente, são servidas fartas refeições para todos os presentes. Para se ter uma ideia da grandiosidade da festa, no ano de 2020, ano que foi realizado o último encontro, foram servidas cerca de 15 mil refeições, feitas por festeiros e devotos de Santos Reis.

O cardápio é típico da cozinha mineira, além de bem variado. Geralmente, é servido arroz, feijão, carne de vaca e de porco cozida, almôndegas, frango ao molho com macarrão, batatinha cozida, mandioca, salada, macarrão, milho, abóbora entre outros.

Em 2020, o encontro teve a presença de mais de 40 folias que tinham quatro minutos para apresentar suas homenagens e adorações ao Menino Jesus, no palanque em frente ao Santuário, após passar pelos arcos ao lado da igreja, com os símbolos das folias de Santos Reis.

A cada ano que passa essa festa vem crescendo, demonstrando a grande fé da população romariense nos Três Reis Santos, visto que desde o dia 25 de dezembro até a data desse encontro as famílias oferecem almoço e jantar em suas casas para as diversas folias que andam pela cidade.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o último Encontro de Folias de Santos Reis, realizado no Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria-MG, foi em 12/01/2020, comemorando 43 anos dessa tradicional festa e devoção. Como em 2021 não foi possível a realização, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, os casais reis e rainhas, festeiros e devotos de Santos Reis estão programando para que o mesmo possa ser realizado em 09/01/2022, com todas as medidas de segurança exigidas pelas autoridades de saúde.

É uma festa muita linda em que os foliões anunciam o Evangelho e os fiéis demonstram sua fé nos Santos Reis, compartilhando alimentos e serviços, fazendo almoço para outras pessoas, sinal de fé e partilha.

Este encontro cada dia mais vem se popularizando e se tornando tradicional na cidade, atraindo pessoas da região e até mesmo de outros estados, como São Paulo e Goiás.

Mayara Abadia Delfino dos Anjos e Borges

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Links Úteis

Contato

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por