Encontro do Conselho do Laicato

O “Conselho Nacional do Laicato do Brasil” (CNLB) é um importante organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está organizado em nível Nacional, Regional Leste II e Arquidiocesano. Trata-se de um órgão colegiado, representativo do Laicato, constituído de leigos e leigas engajados em paróquias, comunidades, movimentos e serviços. Em nossa Arquidiocese, o Conselho foi criado com o apoio de nosso Arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto. Deste Conselho participam representantes de várias comunidades da Arquidiocese, desde setembro de 2013, quando se deu a reunião oficial para sua instalação.

Nesses nove anos de sua existência, o Conselho vem prestando muitos serviços a nossa Arquidiocese. Seus membros atuam em várias frentes de trabalho pastoral, como “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14). Dente outros trabalhos, destacamos a presença de membros do Conselho nas seguintes atividades: Escola de Fé e Cidadania, 6ª. Semana Social Brasileira, Ano da Caridade, Fase diocesana do Sínodo, Assembleia Eclesial para a América Latina e Caribe, Núcleo de Comunidades Eclesiais de Base… A consciência de ser Igreja viva inspira a saída para as periferias.

Para melhor articulação dos trabalhos realizados, acontecerá na cidade de Uberaba um importante encontro com representantes das Dioceses que compõem nossa Província Eclesiástica: Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba. Contaremos com a presença animadora de membros da Equipe executiva do CNLB do Regional Leste II (Belo Horizonte). Este encontro será realizado no próximo dia 05 de agosto, das 9h às 16h, no Salão da Paróquia do Santíssimo Sacramento (Adoração – Praça Dom Eduardo, 168).

Estão previstos, como pauta para este encontro, os seguintes temas: Vocação e missão do cristão Leigo e Leiga, CNLB organização e articulação, projeto para três anos, dentre outros assuntos. Será feita, também, uma avaliação sobre como está a caminhada dos cristãos leigos e leigas, dentro de uma perspectiva de Igreja Sinodal (comunhão, participação e missão), analisando as necessidades de cada realidade e partilhando os resultados.

Desejamos contar com a participação de representantes de nossas paróquias, comunidades, movimentos e serviços, com prioridade para os cristãos leigos e leigas, que são pessoalmente chamados pelo Senhor a trabalhar em sua vinha. Lembra-nos São Gregório Magno que, ao pregar para o povo, comentava assim a parábola dos trabalhadores da vinha: “Considerai vosso modo de viver, caríssimos irmãos, e vede se já sois trabalhadores do Senhor. Cada qual avalie o que faz e veja se trabalha na vinha do Senhor”. É preciso sempre recordar que Jesus é a Videira, nós somos seus ramos (cf. Jo 15,5).

Ainda que os convidados especiais sejam os cristãos leigos e leigas, muito nos alegrará a presença de padres, religiosos e religiosas. Desde já, damos as boas-vindas a todos. Juntos, somos chamados a ser Igreja sinodal, em saída para as periferias geográficas e existenciais.

Finalizamos com a “Oração Jubilar” pelos 50 anos de criação do CNLB, que será em 2025:

“Senhor Deus, somos teu povo eleito, marcado pelo Batismo e vocacionado a construir a Civilização do Amor, anunciando teu Reino de justiça, fraternidade e paz!

Vivemos um tempo de graça: são 50 anos de caminhada do Conselho Nacional do Laicato do Brasil. Agradecemos tantas vidas doadas na construção desta história e te pedimos que reinflame continuamente em nós o ardor primeiro. ‘Profecia, Testemunho e Memória a Serviço do Reino’! (2x)

Guia-nos nos passos de Jesus, dá-nos coragem de ir às periferias geográficas e existenciais, levando esperança e consolo aos sofredores, transformando a sociedade, nossa missão privilegiada. ‘Trabalhamos e lutamos porque depositamos nossa esperança no Deus vivo’! (2x)

Teu Espírito, que sustentou os mártires a doarem suas vidas pela Vida, anime nossa missão de organizar o laicato no Brasil, comprometidos com o caminho sinodal da Igreja, sob o olhar amoroso da Senhora Aparecida. Por Jesus Cristo, nosso companheiro e irmão, amém!”.

Luzia Cristina da Silva

Padre Geraldo Maia

Compartilhe: