Escola Bíblico-Catequética Dom Aloísio Roque Oppermann: um caminho para evangelização

A formação dos catequistas é uma prioridade para a Igreja! Trata-se de uma realidade permanente que deve conscientizar os catequistas de que são valiosos discípulos-missionários para a evangelização. Em nossa arquidiocese, a formação catequética é de responsabilidade de cada paróquia e, de modo geral, da Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética.

Neste sentido, para além de eventuais cursos, palestras e momentos formativos oferecidos pelas diversas paróquias de nossa arquidiocese para suas catequistas, também promovemos, em nível arquidiocesano, módulos bimestrais na Escola Bíblico-Catequética que homenageia nosso saudoso Dom Aloísio Roque Oppermann. O público por excelência dessa Escola é constituído de catequistas de crianças, jovens e adultos dos itinerários de Iniciação à Vida Cristã e os catequistas de Batismo para pais e padrinhos.

Os módulos oferecidos seguem um currículo indicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em vista da preparação doutrinal, espiritual e eclesial para habilitar nossos evangelizadores a receberem o Ministério de Catequista, instituído pelo Papa Francisco em 2021, através do Motu Proprio AntiquumMinisterium. Em Uberaba, as atividades da escola têm ocorrido desde o início de 2022, tendo em sua diretoria as catequistas Suely, Kátia, Andreza e Maria Helena.

Para favorecer que o máximo de catequistas estejam envolvidos nesse processo num verdadeiro esforço sinodal de caminharmos juntos nas pegadas do Cristo numa catequese cristocêntrica, querigmática, familiar e de inspiração catecumenal, foi também aprovada a criação de polos da Escola Bíblico-Catequética em outras cidades de nossa Arquidiocese, além de Uberaba.

Assim, desde o início deste ano de 2023, sob os cuidados de Padre Leandro e diretoria, está funcionando o Polo Sacramento da Escola Bíblico-Catequética. Também em agosto próximo, serão iniciadas as atividades do Polo Araxá da Escola Bíblico-Catequética, pelo esforço de Padre Márcio André e diretoria. Em ambos os polos, o currículo oferecido é o mesmo que em Uberaba e há absoluta comunhão de todas as atividades.

A tradução do rito de investidura do Ministério de Catequista para o português ainda não foi aprovada pela Santa Sé. Permanecemos todos no aguardo. Quando for aprovado, a Comissão Bíblico-Catequética providenciará uma lista de todas as catequistas aptas a receberem tal ministério e enviará ao Arcebispo Metropolitano para que possa dar os encaminhamentos e planejar a investidura das primeiras catequistas para este belíssimo trabalho.

 

Comissão Bíblico-Catequética

 

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por