Escola de Fé e Cidadania da Arquidiocese de Uberaba

A Escola de Fé e Cidadania da Arquidiocese de Uberaba teve início em outubro de 2020, e já promoveu três encontros formativos online, que ainda estão disponíveis nas redes sociais da Arquidiocese para quem tiver interesse em acessar. A primeira formação foi no dia 06 de outubro, com Padre Nelito Dornelas, da diocese de Governador Valadares, com o tema “Visão Geral de Fé e Cidadania”. No dia 03 de novembro, Sônia Gomes, presidente do CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), deu prosseguimento à Escola com o tema “Experiências de Engajamento do Cristão no Brasil Contemporâneo”, e para finalizar as formações de 2020, Padre Geraldo Maia falou sobre a “Introdução à Doutrina Social da Igreja”.

Para 2021, a Escola de Fé e Cidadania retornará com as suas atividades em fevereiro, permanecendo no formato online, pelo menos até o final do 1º semestre. Posteriormente será analisado a possibilidade do retorno presencial, de acordo com a evolução da vacinação e situação da pandemia em nossa região.

No dia 02 de fevereiro a quarta formação será ministrada por Washington A. da Silva, de Uberaba. Ele dará uma introdução ao Compêndio da Doutrina Social da Igreja, às 20h, sendo transmitida pelo Youtube e Facebook da Arquidiocese.
Padre Geraldo Maia, assessor eclesiástico do Conselho de Leigos, convida todos os fiéis a continuarem participando da Escola de Fé e Cidadania. “É muito importante que as pessoas participem dessa formação, especialmente aquelas que se inscreveram no início deste projeto. Trata-se de uma oportunidade para o crescimento de todos nós, no sentido de continuar a missão de Jesus Cristo no meio do mundo, unindo Evangelho e vida, fé e cidadania.”, afirma Padre Geraldo.

A quinta formação acontecerá no dia 02 de março, às 20h, e vai tratar do tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade. Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. Este encontro será ministrado por Pe. Patriky, Secretário Executivo de Campanhas da CNBB Nacional.
A sexta formação acontece dia 06 de abril, às 20h, com o tema “Pessoa humana e missão da Igreja”. Frei Éderson Queiroz, ex-subsecretário geral da CNBB, é quem irá ministrar essa formação. Participe!
O sétimo encontro será especial, voltada para o projeto “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, com foco na formação de mobilizadores para a campanha. Padres e mobilizadores paroquiais estarão conosco no dia 04 de maio, às 20h, através das redes sociais da Arquidiocese!
A oitava formação acontece dia 01 de junho, às 20h, com o tema “Missão da Igreja e Doutrina Social”. Padre Rogério C. de Aguiar é quem irá ministrar o tema para nossa Arquidiocese!
A nona formação acontece dia 06 de julho, às 20h, com o tema “A caminho da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, com a presença de Padre Éderson Queiroz, Profª Nádia Oliveira e Padre Danilo Pena!
A décima formação acontece dia 03 de agosto, às 20h, com o tema “Doutrina Social e Compromisso dos Cristãos Leigos e Leigas”, com Prof. Robson Ribeiro, Mestre em Teologia e Membro do Conselho de Formação do CNLB Leste II.
A décima primeira formação acontece dia 07 de setembro, às 20h, com o tema “A promoção da paz como fruto da justiça”, com o Frei José Fernandes Alves, OP, provincial dos dominicanos.
A décima segunda formação acontece dia 05 de outubro, às 20h, com o tema “A ação pastoral no âmbito social”, com o Edward Guimarães, teólogo leigo e professor em Belo Horizonte.
A décima terceira formação acontece no dia 02 de novembro, às 20h, mas de forma diferente! Teremos a participação da E.S.T.E.L.A.U (Escola de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba), e da Pastoral Familiar, pois falaremos sobre o Sínodo dos Bispos de 2023! Os padres Leandro e Fábio Meira, integrantes da Comissão Arquidiocesana do Sínodo, nos falarão sobre o tema “Sínodo 2021-2023, por uma igreja sinodal”.
Encerrando as atividades de 2021, a décima quarta formação da Escola de Fé e Cidadania acontecerá no dia 07 de dezembro, às 20h, com a presença do Pe. Agenor Brighenti, nos falando sobre o tema “Assembleia Eclesial e sua inspiração para o Sínodo”. Participe!
Para acessar as redes sociais da Arquidiocese, é só clicar nos links abaixo:

Ana Luísa Andrade
Assessora de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba