Escola de Fé e Cidadania se mantém online em 2022

Coordenada pelo Conselho de Leigos, a Escola de Fé e Cidadania da Arquidiocese de Uberaba iniciou suas atividades em 2020, de forma online, por causa da pandemia. A sua criação e idealização foi fruto da Assembleia Arquidiocesana de 2019, e desde seu início vem acontecido de forma online, toda primeira terça-feira do mês. Em seu terceiro ano de serviços prestados à Arquidiocese de Uberaba, a Escola de Fé e Cidadania se manterá online (primeiro semestre de 2022), mas com uma diferença: as formações agora acontecem na primeira segunda-feira do mês. A mudança foi feita para que os alunos da ESTELAU (Escola de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba) também pudessem participar das lives em tempo real.
O primeiro encontro de formação deste ano vai tratar do tema da Campanha da Fraternidade 2022: Fraternidade e Educação, que tem como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. O convidado para apresentar o tema é o Pe. Júlio César Evangelista Resende, membro da Ordem de Santa Cruz, assessor do Setor Educação da CNBB. A participação deste encontro formativo será muito importante para as lideranças de nossa Igreja, em termos de preparação para a Campanha da Fraternidade, que trata de um tema relevante para as nossas comunidades, famílias e a sociedade em geral!
O segundo encontro tem como tema “Cuidado com a Casa Comum – salvaguardar o ambiente”. Para tratar deste tema tão relevante, foi convidado um dos maiores expoentes mundiais sobre o assunto, o teólogo e conferencista Leonardo Boff. A live acontecerá no dia 07/03, às 20h, com transmissão pelas mídias sociais da Arquidiocese de Uberaba.
No terceiro encontro , o tema a ser abordado será “Cidadania ecológica”, tendo como assessor o Pe. Éderson Queiroz, que já nos ajudou em outras iniciativas. A live acontecerá no dia 04/04, às 20h, com transmissão pelas mídias sociais da Arquidiocese de Uberaba.
No quarto encontro, teremos Nuno Coelho, da CNBB, falando sobre a Recuperar a Comissão Justiça e Paz. A live será no dia 02 de maio, às 20h, com transmissão pelas mídias sociais da Arquidiocese de Uberaba.
No quinto encontro, falaremos sobre “A pessoa humana e seus direitos”, com a professora Nádia Oliveira, da Arquidiocese de Uberaba. A live será no dia 06 de junho, às 20h, através das redes sociais da Arquidiocese.
No sexto encontro, falaremos sobre “A família e sua missão social”, com o Pe. Crispim Guimarães, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família (CNBB). A live será no dia 01 de agosto, às 20h, através das redes sociais da Arquidiocese.
No sétimo encontro, falaremos sobre “Encantar a Política – Preparando para as eleições”, com Pe. Danilo Pena, da Diocese de Jacarezinho. A live será no dia 05 de setembro, às 20h, através das redes sociais da Arquidiocese.
No oitavo encontro, falaremos sobre a Síntese Arquidiocesana do Sínodo, onde falaremos sobre o material recolhido pela Arquidiocese, para o Sínodo 2023. A apresentação ficará responsável pela Comissão Arquidiocesana do Sínodo: Monsenhor Valmir, Marly, Padre Geraldo Maia e Padre Ederson. A live será no dia 17 de outubro, às 20h, através das redes sociais da Arquidiocese.
No nono encontro, falaremos sobre o Dia Mundial dos Pobres “Jesus Cristo fez-Se pobre por nós”, com Pe. Jean Poul, do Setor de Campanhas da CNBB. A live será no dia 07 de novembro, às 20h, através das redes sociais da Arquidiocese.
No décimo encontro, falaremos sobre o Instrumento de consulta da 6ª Semana Social Brasileira, o questionário aplicado nas reuniões de foranias, com Gilda Magela de Oliveira, Fabiano Lopes e Pe. Geraldo Maia. A live será no dia 05 de dezembro, às 20h, através das redes sociais da Arquidiocese.
As aulas acontecerão através de lives na Página do Facebook e no canal do Youtube da Arquidiocese, que você pode acessar pelos links abaixo:
Ana Luísa Andrade
Assessora de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe: