Escola de Fé e Cidadania: Síntese do Sínodo

A Escola de Fé e Cidadania da Arquidiocese de Uberaba realiza um encontro formativo mensal, sempre na primeira segunda-feira do mês. Em outubro, devido ao encontro de Atualização Teológica destinado aos padres da Arquidiocese, a Escola de Fé e Cidadania transferiu sua live formativa para o dia 17. A Escola abriu espaço para a apresentação da Síntese Arquidiocesana do Sínodo, trabalho realizado por uma equipe composta para essa finalidade.

O Papa Francisco quer uma Igreja sinodal, onde todos “caminham juntos”, aproximando leigos/as, religiosos/as, padres e bispos em uma missão contínua de testemunhar o Evangelho. Para isso, o Papa desejou ouvir o Povo de Deus do mundo inteiro.  A Arquidiocese de Uberaba realizou o processo de escuta em preparação ao Sínodo durante vários meses, procurando envolver toda a comunidade católica: pastorais, movimentos, leigos e leigas foram convidados a expressar sua opinião sobre o momento de religiosidade que vivemos.

A live foi aberta por Dom Paulo, que gravou um vídeo antes de partir para a visita ad limina em Roma e no Vaticano. Após a apresentação dos convidados feita pela Rosária, Presidente do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas, Monsenhor Valmir Ribeiro explicou que, no ano passado, foi criada a Comissão Arquidiocesana do Sínodo sob sua coordenação, tendo como objetivo mobilizar as pessoas e animar os trabalhos da Fase Arquidiocesana do Sínodo. Essa Comissão envolveu várias lideranças: leigos/as, religiosos/as, padres e seminaristas que se dispuseram a estudar os documentos e elaborar o material próprio que resultou em uma cartilha, folders, pequenos vídeos etc. Todo esse material foi enviado às paróquias e comunidades, incluindo questionários a serem respondidos. Foram realizadas algumas lives formativas sempre com o objetivo de mobilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância do envolvimento com o Sínodo.

Graças ao sério trabalho de mobilização e conscientização, muitas pessoas participaram desse processo. Foi montada uma equipe sob a coordenação do Padre Geraldo Maia, para a elaboração da Síntese dos questionários a ser encaminhada à CNBB e, posteriormente, ao Vaticano. O trabalho da Equipe de Síntese durou de março a junho deste ano. Os membros da Equipe procuraram ler e analisar as sínteses entregues e elaborar o texto, sempre com o cuidado de serem fiéis ao conteúdo que expressava o parecer das pessoas que responderam aos questionários.

Padre Geraldo Maia expôs que o trabalho de elaboração da Síntese foi realizado, atendendo as orientações da CNBB. Além da Síntese proposta de dez páginas, foram elaborados outros textos, aproveitando todo o rico material que chegou às mãos da Equipe. Foram elaboradas três sínteses: uma das quatro foranias da cidade de Uberaba, outra das duas foranias que compreendem a região Oeste (Conceição das Alagoas e Frutal) e outra das três foranias que compõem a região Leste (Araxá, Romaria e Sacramento). Essas três sínteses nos ajudam a ter uma visão da Arquidiocese, a partir de suas grandes regiões. Outro texto importante elaborado foi o denominado “Desafios e propostas pastorais para a Igreja de Uberaba”, contendo elementos importantes que se referem especificamente a nossa Arquidiocese e que não teriam motivo para serem contemplados na Síntese da CNBB. Por fim, o último texto foi “A escuta sinodal – um olhar retrospectivo e prospectivo”. Foi elaborada também uma Introdução e uma Conclusão.

Continuando a live, a Professora Marly Spadotto Balarin, com grande competência, apresentou o texto “Desafios e propostas pastorais para a Igreja de Uberaba”. A seguir, o Padre Éderson Queiroz apresentou o tema “Um olhar sobre o Sínodo”, destacando alguns aspectos mais relevantes de todo esse processo. Após as quatro apresentações, os apresentadores se colocaram à disposição dos participantes, respondendo a questões propostas e acrescentando suas últimas considerações. Foi dito que todo esse rico material produzido ficará disponibilizado numa aba do Sínodo, no site da Arquidiocese de Uberaba. A live foi finalizada com a leitura de alguns parágrafos do texto conclusivo: “O que o Espírito diz à Igreja de Uberaba”.

Ana Maria F. Oliveira e Padre Geraldo Maia