Estar a caminho

A vida é um contínuo refazer de forças para caminhar com segurança e esperança. Esta é a mentalidade refletida durante todo o tempo do Advento, como preparação para as celebrações do Natal. É como uma via de mudanças em direção Àquele que nasce numa Manjedoura de Belém, para realizar totalmente o plano de elevação da pessoa à dignidade, com possibilidade de encontro com Deus.

O importante de tudo isso é a pessoa recuperar sua amizade e comunhão com Deus. É propriamente processo de discernimento, de vigilância e de fidelidade para se viver conforme os enunciados da Palavra de Deus. Quando a pessoa se desvia dos caminhos de Deus, a indicação é a revisão de vida, fazer um trajeto de conversão e de abertura do coração para conseguir ter paz e alegria no cotidiano.

Toda história de vida das pessoas tem seus altos e baixos, alegrias e tristezas, mas deve ter também objetivos claros a atingir. Deve acontecer na vida de quem tem fé, principalmente dos que acreditam na possibilidade de ser saudável de forma humana e espiritual. Ninguém deve ficar parado, exceto o doente, desanimado e sem perspectivas de futuro, porque o bem é uma conquista.

Uma guerra, sempre fratricida, quando todos perdem, é caminho de muita humilhação e de perda da autoestima para os considerados vencidos. O povo de Deus foi vencido pelos babilônios, por iniciativa do rei Nabucodonosor, e quem resistiu, foi exilado na Babilônia, sem força e sem esperança de futuro. Mesmo assim, é possível levantar a cabeça e recuperar as forças perdidas.

No caminho da vida normalmente deparamos com todo tipo de pessoa, umas mais comprometidas e outras sem expressão. É o caso dos políticos credenciados para agir em benefício do povo e muitos não passam de omissos, assentados em berços esplêndidos. Novas eleições estão às portas. Já começar a observar o perfil dos possíveis candidatos e seus projetos para o bem da população.

Agora é mais um tempo de Advento, de preparação para a vinda do Senhor, oportunidade ímpar para reforçar nossas convicções naquele que nasce carregado dos valores essenciais para todos. O Menino Jesus é o mensageiro de esperança para o mundo. Ele nos encoraja para ver as realidades com os olhos de Deus e a confiar em um futuro utópico, mas estimulados para persegui-lo.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por