O Santo Padre, o Papa Francisco fez uma convocação geral para que o mundo católico faça um processo de revitalização de sua caminhada, através do Sínodo 2021-2023. Todos os países, estados, dioceses e arquidioceses são convocadas para agir.
O termo SÍNODO deriva do grego “Synodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “Syn” (junto com/junto de/junto a); e pelo substantivo “hodós” (Caminho). Indica, portanto, “fazer um caminho com alguém”. Hoje, quando a Igreja vive uma nova etapa evangelizadora, marcada pelo apelo de se viver num “estado permanente de missão”, em todas as regiões da terra, o Sínodo dos Bispos, é chamado, como qualquer outra instituição eclesiástica, a se tornar sempre mais “um canal proporcionado mais a evangelização do mundo atual que à autopreservação”.
O processo do Sínodo é realizado por fases. Primeiro, foi nomeada uma Comissão sinodal para dar os passos necessários. Houve a abertura oficial no dia 17 de outubro, na Catedral Metropolitana de Uberaba, e lives formativas foram realizadas com base no material enviado às dioceses. A Comissão sinodal já realizou inúmeras reuniões e estamos chegando ao momento da escuta.
Nos dias 04 e 05 de dezembro aconteceu a abertura da fase diocesana nas paróquias. É um momento rico de participação nas comunidades, de diálogo, de escuta, podendo, no final produzir uma síntese do material, que será encaminhada para a Conferência Episcopal e, por último, às discussões nas reuniões dos Bispos durante o Sínodo, que será em 2023.
Confira as fotos da Santa Missa de abertura da fase diocesana, de algumas paróquias da Arquidiocese de Uberaba
Paróquia Nossa Senhora da Abadia – Pirajuba
Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia – Uberaba
Basílica do Santíssimo Sacramento – Sacramento
Paróquia Santa Teresinha – Uberaba
Paróquia São Judas Tadeu – Uberaba
Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja – Uberaba
Paróquia Santa Bárbara – Uberaba
Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores – Uberaba
Paróquia do Senhor Bom Jesus – Uberaba
Paróquia Nossa Senhora das Dores – Santa Juliana
Ana Luísa Andrade
Assessora de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba