Festa de São José (Tutunas)

A Paróquia de São José no bairro Tutunas, em Uberaba, realizou a Novena e a Festa em honra de seu padroeiro, São José. Com forte motivação pastoral, refletimos sobre o tema “São José, pai e educador”, em referência ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Como nos disse o Papa Francisco, “São José amou o filho de Deus com amor de Pai” e foi o grande educador, no silêncio e na sabedoria. O lema escolhido estava em sintonia com o Sínodo: “Nos passos de São José, caminhemos todos juntos’.

A Novena teve início no dia 10, sempre precedida pelo terço mariano. Vários padres, com laços estreitos com a Paróquia, foram convidados para presidir as missas da semana da Festa, conforme indicação do Conselho de Pastoral. A presença de Padre Fabiano nos fez recordar a dedicação que ele teve para com nossa paróquia nos tempos em que não havia um padre responsável pela mesma e ele se desdobrou para atender as necessidades de nosso povo. Padre José Rinaldo trouxe à memória os anos em que serviu a comunidade como pároco. Dom Paulo veio como pastor para confirmar a fé de nossa gente, fazendo uma bela abordagem sobre a sinodalidade da Igreja e este processo de ser Igreja sinodal, que estamos procurando implementar. Padre César recordou o tempo em que era diácono e serviu com tanto carinho nossa comunidade. O último convidado foi Padre Sebastião Ribeiro, que fechou o Novenário e está à frente da Paróquia da Ressurreição, mãe da Paróquia de São José.

A missa da Festa foi celebrada no sábado, às 19h30, precedida pelo terço de São José. Com grande participação, a Festa foi muito linda. No final, como nos dias do Novenário, foi rezada a Ladainha de São José, aprovada pela Santa Sé, acompanhada da oração composta por Papa Francisco e a aspersão do povo de Deus, como sinal do compromisso batismal. Não faltaram as invocações e os “vivas a São José”. Ao final da missa, as rosas que enfeitavam o altar foram distribuídas às pessoas que levam o nome de José, além de outras pessoas especiais, ali presentes.

Seguindo o discernimento do Conselho de Pastoral e Conselho Administrativo, diante da situação ainda preocupante da pandemia, achamos por bem não realizar a procissão nem a quermesse neste ano. Foi realizado um modesto bingo eletrônico para ajudar nas despesas da Festa e nas atividades da Paróquia.

Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram na realização desses festejos em honra a São José, especialmente as que acompanharam seus padres, e os devotos de São José. Agradecemos ainda às pessoas que adquiriram cartelas do bingo, que ajudaram a vender as cartelas, os patrocinadores e benfeitores em geral. Que São José continue abençoando a todo o povo de Deus.
                                                                                                                                                                Padre Geraldo Maia

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por