Festa em louvor à São Francisco de Assis

Evento: FESTA EM LOUVOR À SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Local: CAPELA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

RUA LEONARDUS PAULUS SMEELE, 492-606 – PRAÇA FREI ADALBERTO TARALLO

BAIRRO CÁSSIO REZENDE

MATRIZ PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Data: 30 DE SETEMBRO A 09 DE OUTUBRO

Pároco: FREI ANÍZIO RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO, OFM

 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

 

Tríduo: dias 30/09, 01 e 02/10 às 19 h

Missas: dias 07, 08 e 09 de outubro às 19 h (Quermesse após a Celebração da Santa Missa)

 

Trânsito de São Francisco: dia 03 de outubro às 19 h

Celebração da passagem de São Francisco, cerimônia religiosa de tradição Franciscana

 

Solenidade de São Francisco de Assis: 04 de outubro às 19 h

Celebrante: Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba

Concelebrante: Frei Anízio Rodrigues de Oliveira Filho, OFM

 

Bênção dos Animais: dia 04 de outubro das 9 h às 12 h e das 14 h às 17 h

Tradição Franciscana, São Francisco de Assis é o Patrono da Ecologia e Protetor dos Animais

 

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

 

Quermesse: dias 07, 08 e 09 de outubro após a Missa das 19 h

Barraquinhas com comidas variadas e Bingo

 

CAPELA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

 

A Capela São Francisco de Assis tem uma história singular marcada pela presença de Frei Adalberto Maria Tarallo, OFM. Um grupo de franciscanos, a convite de Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, chegou da Itália em 12 de agosto de 1952, em Uberlândia. Neste grupo de freis italianos, se encontrava Frei Adalberto Maria Tarallo. Tempos depois, Dom Alexandre Amaral, Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba solicitou aos franciscanos de Uberlândia que enviassem um frei presbítero para assumir uma Paróquia, em Uberaba.               Frei Adalberto Tarallo, OFM, aceitou generosamente o convite de Dom Alexandre e tomou posse em cerimônia realizada em 1970, data também da criação da Paróquia[1], tornando-se Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Estados Unidos. Sua primeira ação foi a edificação da Capela São Francisco de Assis no Bairro Cássio Rezende, conforme matéria publicada no Jornal Metropolitano da Arquidiocese de Uberaba, iniciativa designada por esse periódico como “uma articulação de cunho filantrópico”.

Em 1997, após 27 anos de exercício de seu ministério sacerdotal e de um profícuo trabalho pastoral, Frei Adalberto Tarallo faleceu e foi sepultado na Capela São Francisco de Assis, que erigiu com o apoio da comunidade paroquial e também da comunidade uberabense.

A Capela São Francisco de Assis está vivendo, portanto, após mais de uma década sem realizar uma Festa em Louvor a São Francisco de Assis, um momento comemorativo com grande júbilo, por iniciativa do novo Pároco da Matriz Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Frei Anízio Rodrigues de Oliveira Filho, OFM. A devoção a São Francisco de Assis é muito grande em todo mundo, Patrono da Ecologia e Protetor dos Animais, São Francisco se tornou uma referência espiritual enquanto fiel seguidor do Cristo.  Sua humildade e despojamento e seu profundo sentimento de compaixão são tocantes, sensibilizam a todos, e sobretudo, o seu amor pela obra de Deus, exemplificando o cuidado e a gratidão que devemos ter para com ela e com seu Criador.

 

FREI ANIZIO RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO, OFM

O novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima tomou posse no dia 25 de fevereiro de 2022. Reconstituiu de imediato, as Pastorais da Paróquia e realizou com o apoio de toda a comunidade paroquial, de 01 a 30 de maio, a Festa em Louvor à Nossa Senhora de Fátima.

Frei Anízio Rodrigues, OFM, fez sua profissão solene na cidade de Assis, na Itália, em 1997 e foi ordenado como Padre em 2001. Exerceu seu ministério sacerdotal, de início, entre os índios, na Amazônia, tendo residido na Argentina, novamente na Itália, nos Estados Unidos e em Israel. Foi designado como Guardião do Santo Sepulcro na Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, residiu durante dois anos num quarto contíguo ao Sepulcro do Cristo, dentro da própria Basílica, onde os Frades Franciscanos recebiam milhares de peregrinos de todo o mundo, celebrando Missas cotidianas em Latim. [2]

“A Irmandade da Terra Santa é o órgão oficial instituído pela Igreja, responsável pela manutenção e divulgação dos chamados Lugares Santos. Os Lugares Santos assinalam o palco dos Mistérios de nossa Redenção: Nascimento, Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, filho de Deus. Na sua pregação, sofrimento na cruz, gloriosa ressurreição e vinda do Espírito Santo.

Os Franciscanos instalaram-se na Terra Santa desde o século XIII, época de São Francisco de Assis, que manifestou atenção particular ao berço do Cristianismo. A guarda desses locais foi confiada pela Igreja à Ordem Franciscana que, através dos séculos, aí marcou ininterrupta presença”.[3]

Tendo vivido a experiência de servir na Terra Santa, ao vir para Uberaba, Frei Anízio Rodrigues, OFM, decidiu se dedicar à divulgação da vida de São Francisco de Assis, dos seus Escritos, estimulando a reflexão e também a devoção ao Padroeiro da Capela São Francisco de Assis, uma devoção marcada pelo sinal maior da compaixão, que convida à ação misericordiosa em relação aos necessitados, aos que sofrem, como o próprio São Francisco fazia.

Frei Anízio Rodrigues, OFM, é jornalista, formado em Comunicação Social e Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Marilia, UNIMAR, São Paulo.

 

PASCOM – Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Praça Carlos Gomes, 50 – Bairro Estados Unidos, Uberaba MG

Tel.: (34) 3321 4521 – Cel.: (34) 99691 8073 – WhatsApp

[1] A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi edificada de 1942 a 1945, pela Ordem dos Pregadores, os Dominicanos da Paróquia São Domingos, por iniciativa do Frei Alberto Chambert, OP,  que edificou, também, a Igreja e o Convento Dominicano de Uberaba. Em 1970, a Ordem dos Frades Menores assumiu a administração da nova Paróquia que era, até então, uma Capela da Matriz Paróquia São Domingos.

Vide “Laços Fraternos”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=v_2hARiKgV8>.

[2] Matéria sobre Frei Anízio Rodrigues, OFM, no Globo Repórter.

Disponível em: < https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/03/frei-brasileiro-e-escolhido-pela-igreja-catolica-para-viver-no-santo-sepulcro.html>.

[3] Irmandade da Terra Santa. Disponível em: < https://franciscanos.org.br/terrasanta/irmandade/>.

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por