FORMA+AÇÃO: uma nova proposta do Setor Juventude da Arquidiocese de Uberaba

O Setor Arquidiocesano da Juventude é um espaço que articula e propõe orientações para a Evangelização dos Jovens, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade de todas as expressões juvenis presentes em nossa Igreja. A missão do Setor, neste sentido, é favorecer a integração e o diálogo entre cada segmento jovem, visando à unidade das forças num trabalho conjunto para a evangelização, considerando as necessidades de nossa realidade local.

Tendo em vista o cenário atual, o Setor Juventude apresenta o Projeto FORMA+AÇÃO Jovem para o 2º Semestre de 2020, uma proposta diferente para evangelizar mesmo em tempos de isolamento social. Dentro do projeto haverá duas frentes de ação: Conteúdos Informativos – um espaço para mostrar o rosto da Juventude de Nossa Diocese e também Conteúdos Formativos – um momento para desenvolver temas que ajudem os jovens em sua caminhada. Toda a dinâmica acontecerá nas plataformas digitais a que o Setor tem alcance: Instagram e Facebook.

Mensalmente, será trabalhado um tema de formação em forma de texto e imagem ou vídeos curtos, também por Lives ou até através de reuniões de partilha pelos aplicativos de videoconferências. Os conteúdos formativos foram selecionados a partir do interesse manifestado pelos jovens presentes na Assembleia Arquidiocesana que aconteceu no 1º semestre. Serão abordados: Afetividade e Sexualidade (junho), Vivência da Liturgia (julho), O Jovem e as Redes Sociais (agosto), Fé e Cidadania/Política (setembro), Missionariedade do Jovem (outubro), Doutrina Social da Igreja (novembro), o Jovem e a Escolha Profissional (dezembro).

E para que conheçam mais as expressões juvenis existentes na Arquidiocese de Uberaba, serão postados vídeos de divulgação dos Movimentos Jovens e Grupos de Jovens Paroquiais, contando um pouco sobre seu carisma e espiritualidade, organizados por seus respectivos representantes que atuam no Setor. Isso permitirá que a Juventude se identifique e comece a seguir um grupo e ou movimento. Além disso, é a oportunidade de unir forças e valorizar toda a ação evangelizadora construída ao longo do tempo na história de nossa querida Arquidiocese.

Sigam as páginas do Setor, fiquem por dentro de tudo e ajudem a alcançar mais jovens! Já dizia o Patrono da Juventude São João Bosco: “Eu daria tudo para ganhar o coração dos jovens e assim presentear ao Senhor.”

Aline Torino

Membro do Setor Juventude de Uberaba