Papa se emociona ao conhecer projeto de navio hospital na Amazônia

Trata-se de um projeto “ousado” que vai percorrer mil quilômetros do Estado do Pará, oferecendo atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas e 12 municípios, num total de cerca de 700 mil pessoas.

Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

O Papa Francisco se emocionou esta manhã ao receber em audiência o Bispo do Óbidos, Dom Bernardo Bahlmann, que apresentou ao Pontífice o projeto “Barco/Navio Hospital Papa Francisco”.

Trata-se de um projeto “ousado” – como definiu o bispo alemão -, que vai percorrer mil quilômetros do Estado do Pará, oferecendo atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas e 12 municípios, num total de cerca de 700 mil pessoas. Na audiência, foram apresentados ao Pontífice um vídeo de cinco minutos e uma maquete do projeto.

Em entrevista ao Vatican News, Dom Bernardo afirmou que o Papa ficou “feliz e comovido” e saudou os povos da Amazônia:

Dom Bernardo

O projeto foi solicitado pelo próprio Pontífice quando visitou o Hospital administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Foi então que o Papa perguntou ao Frei Francisco Belotti se eles estavam presentes na Amazônia, encorajando um projeto naquela região.

A finalidade é levar saúde às comunidades ribeirinhas na região amazônica e atuar na prevenção do câncer, com a realização de exames e triagem para pesquisas em parceria com as Universidades nas patologias de maior incidência na região.

Frei Francisco também estava na audiência com o Papa e falou de como nasceu o projeto. As pausas na entrevista revelam a sua emoção:

 

A saudação do Papa aos povos da Amazônia

Na audiência na manhã de segunda-feira (05/11) ao bispo de Óbidos, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, em que foi apresentado o projeto do “Barco/Navio Hospital Papa Francisco”, o Santo Padre enviou uma saudação aos habitantes e povos da Amazônia: “Uma cordial saudação, de coração, a todos os habitantes, os povos da Amazônia. Um carinho muito grande, vocês cuidam da terra, vocês amam a terra, amam a natureza e amam a Deus. Sigam em frente! Uma saudação a todos aqueles que trabalham no barco hospital, que vai fazer tanto bem em seus mil quilômetros de percurso, a tantos povos. Rezo por vocês e vocês rezem por mim. O Senhor os abençoe.”

Fonte: Vatican News

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *