Religiosos/as brasileiros em Roma se reúnem para refletir sobre o Sínodo

“Sínodo Pan-Amazônico: Desafios, Esperanças e Prospectivas. Qual o compromisso profético da Vida Religiosa?” foi o tema da reflexão do Professor Pe. Adelson Araújo dos Santos SJ.

Cristiane Murray – Cidade do Vaticano

Pe. Adelson faz a sua reflexão

Um expressivo grupo religiosas e religiosos que vivem em Roma, por razão de estudos ou por desempenharem alguma missão em suas respectivas casas gerais ou de formação, esteve reunido no Colégio Pio Brasileiro no último dia 01 de junho (sábado), para refletir sobre o Sínodo Especial sobre a Pan-amazônia, programado de 6 a 27 de outubro próximo, no Vaticano. Este encontro foi organizado pelo grupo RBR (Religios@s Brasileir@s em Roma), tendo à frente o Pe. Orlando Zanovelli (Espiritano).

Pe. Adelson Araújo dos Santos, professor de Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana, recentemente nomeado diretor do Centro São Pietro Favre para Formadores ao sacerdócio e à vida consagrada, animou a reflexão.

Auditório do Colégio Pio Brasileiro ficou lotado

Partindo do tema “Sínodo Pan-Amazônico: Desafios, Esperanças e Prospectivas. Qual o compromisso profético da Vida Religiosa?”, o sacerdote jesuíta desenvolveu uma memória histórica dos passos anteriores ao Sínodo, desde os primeiros encontros ocorridos entre os bispos da Amazônia, como os de 1952 em Manaus, ou 1972 em Santarém, até a criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (2014) e a convocação do Sínodo, feita pelo Papa Francisco em 2017.

Falou-se também do grande envolvimento das populações tradicionais da Amazônia na preparação da Assembleia Sinodal, como também dos grandes temas que podem estar na pauta do Sínodo.

Destacou-se toda a situação das populações indígenas da Amazônia, como as mais expostas e vulneráveis aos grandes e equivocados projetos econômicos em implantação pelos governos na região Pan-amazônica.

Fonte: Vatican News

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *