Santuário Nacional de Aparecida recebe IV Congresso Vocacional do Brasil

Começou na noite da quinta-feira, 5 de setembro, o 4º Congresso Vocacional do Brasil no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, reunindo os vários regionais que compõem a Igreja. O evento iniciou com a acolhida e credenciamento dos participantes. A abertura deu-se com a Celebração Eucarística no Santuário, presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Crédito: Pastoral Vocacional

A Cerimônia de Abertura aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho. Além de dom Walmor, a mesa de abertura contou com a participação do arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, do presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom João Francisco Salm, do bispo auxiliar de Manaus, dom José Albuquerque de Araújo, do coordenador nacional da Pastoral Vocacional, padre Elias Silva, e da presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, irmã Maria Inês.

Crédito: Pastoral Vocacional

Na ocasião, dom João Francisco Salm disse que a proposta era refletir sobre o chamado que Deus faz à vocação, confiando-lhes à missão. “A missão de cada um de nós é aquela que realizamos e cumprimos na Igreja, com a Igreja e em favor do mundo ou de cada um”, disse o bispo de Tubarão.

Na sequência, foi lido e aprovado o Regimento do Congresso. A noite foi iluminada pela Leitura Orante da Palavra de Deus. “Rezem por nós para que o Congresso transcorra bem, mas que daqui também saiam bons frutos, frutos que depois em nossas comunidades resultem-se em possíveis comunidades sempre mais vivas e também em verdadeiras vocações tanto para os ministérios ordenados, como para a vida consagrada e para o matrimônio”, exortou o bispo.

O Congresso

Com a reflexão e o estudo do tema “Vocação e Discernimento”, o 4º Congresso Vocacional do Brasil deseja refletir sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais. Promover um evento vocacional em âmbito nacional significa, segundo a organização do evento, sensibilizar, animar e incrementar a cultura vocacional nas comunidades eclesiais.

Participam do 4º Congresso Vocacional todos os batizados e, de uma maneira especial, os bispos, sacerdotes, consagrados, religiosos e leigos, envolvidos no Serviço de Animação Vocacional do Brasil. Proposto pela Comissão para os Ministérios Ordenados, o evento segue até o próximo domingo (08), e conta com a participação de 650 participantes.

Fonte: CNBB

 

Confira o vídeo do 4º Congresso Vocacional do Brasil:

Fonte: Patoral Vocacional Nacional CNBB

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *