De 17 a 19 de setembro, Brasília (DF) recebeu o 2º Encontro Nacional de Assessores Jurídicos de Dioceses (ENAJD). O evento foi organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e destinado exclusivamente a advogados que atuam junto às dioceses brasileiras.
A programação abordou as principais questões jurídicas que desafiam a missão desses profissionais na atualidade. De forma concomitante, os participantes participaram do Simpósio celebrativo dos 15 anos do Acordo Brasil Santa Sé, com o tema “Laicidade do Estado e a liberdade religiosa”, com conferências de autoridades religiosas, o procurador-geral da República e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em oito painéis, foram tratados temas como a parceria entre organizações religiosas e o Estado, noções gerais do procedimento canônico, a Reforma Tributária, a nova realidade do CEBAS diante da Reforma Tributária, a questão sindical e o relacionamento com a mídia em episódios de crise.
A Arquidiocese de Uberaba foi representada pelo Padre Juliano Evangelista, ecônomo, e pelo advogado Gláucio, que atua junto à Arquidiocese.
Fonte: CNBB