Inaugurada a Fábrica de Hóstia da APAC Juvenil, em Frutal

Financiada por uma fundação italiana, serão produzidas 100 mil hóstias por mês

Foi inaugurada na manhã do dia 07 de dezembro, a Fábrica de Hóstia da APAC Juvenil de Frutal. Evento contou com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, que celebrou a Missa de benção.
A Fábrica de Hóstia é financiada pela Fundação Italiana Casa Dello Spirito e Dello Arti, presidida pelo italiano Arnoldo Mosca Mondadar (amigo pessoal do Papa Francisco), que participou do evento de forma on-line.
A Fábrica vai atender, a princípio, as demandas das Igrejas católicas da Arquidiocese de Uberaba. A distribuição será gratuita, com uma única exigência: que os padres informem durante a celebração da Eucaristia, que as hóstias foram produzidas pelas mãos dos educandos da APAC Juvenil de Frutal. A Fundação vai custear uma bolsa de renumeração para os educandos que estiverem trabalhando na fábrica.
Também estiveram presentes na inauguração, os juízes de Direito, Gustavo Moreira e Thales Cazonatto, o vice-prefeito Jerry Silva, a vereadora Maiza Signorelli, o presidente das APACs de Frutal, pastor Natanael, os padres de Frutal Vanildo e Rogério, o padre da Catedral de Uberaba, Célio e a comunidade apaqueana. Representando a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados e a Fundação Italiana esteve presente o responsável pelas Relações Internacionais da FBAC, Dênio Marx.
Na oportunidade, Dom Paulo destacou o valor espiritual dos educandos estarem fabricando hóstias. “Elas representam o corpo de Cristo e tem uma simbologia muito forte para a Igreja Católica”, destacou o arcebispo. Este valor espiritual também foi observado pelo juiz Thales Cazonato. “Além da profissionalização destes jovens, fabricar hóstias tem um ato de espiritualidade muito importante no método APAC”. O presidente das APACS, pastor Natanael enfatizou a importância deste apoio internacional de financiamento de uma fábrica que traz várias simbologias. “Foi uma grande conquista para a APAC Juvenil”. O vice-prefeito Jerry Silva parabenizou a conquista e a importância de Frutal ser pioneira em um modelo de APAC que recupera jovens e adolescentes. O representante da FBAC, Dênio Marx (que esteve à frente dos diálogos com a Fundação Italiana desde o início), falou em nome de Arnoldo Mosca e disse da sua alegria de ver este sonho, que iniciou durante o 9º Congresso das APACs, agora realizado.
Os educandos da APAC Juvenil estarão fabricando por mês 100 mil hóstias para atender os municípios da Arquidiocese de Uberaba. Segundo a gerente-geral das APACS, Paula Queiroz, a proposta é em um futuro bem próximo atender toda a província da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Com informações da APAC Frutal