Informação da Arquidiocese de Uberaba

Para o bem do Povo de Deus, informamos aos fieis da Igreja Católica Apostólica Romana que está na Arquidiocese de Uberaba, a existência de outras denominações religiosas que usam o nome de católica, inclusive com termos e símbolos tradicionalmente católicos, mas que não estão em comunhão com o Santo Padre, Papa Francisco, e por isso, se distingue da Igreja Católica Apostólica Romana, como é o caso das autodenominadas Igreja Católica Carismática e a Igreja Católica Brasileira, presentes também no território de Uberaba, inclusive com padres e atividades religiosas próprias.

Lembramos a “Nota Pastoral da Presidência da CNBB sobre algumas questões relativas ao uso indevido dos termos: Católico, Igreja Católica, Clero e outros”, datada de 30 de novembro de 2011, que apresentamos aqui com adaptações de tempo e espaço:

O uso de nomes, termos, símbolos e instituições próprios da Igreja Católica Apostólica Romana, por outras denominações religiosas distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fieis católicos. Nestes casos o uso da palavra “católico”, “bispo diocesano”, “vigário episcopal”, “diocese”, “clero”, “catedral”, “paróquia”, “missa”, “padre”, “diácono”, “frei”, pode induzir a engano e erro. Pessoas de boa vontade podem ser levadas a frequentar tais templos, crendo que se tratam de comunidades da Igreja Católica Apostólica Romana, quando na verdade não o são. Por essa razão a Igreja tem a obrigação de esclarecer e alertar o Povo de Deus para evitar prováveis danos de ordem espiritual e pastoral.

Assim, temos o dever de alertar os fieis católicos para a existência de alguns grupos religiosos, como é o caso das autointituladas “igreja católica carismática”, “igreja católica brasileira” e outras denominações semelhantes, que apesar de se autodenominarem “católicas”, não estão em comunhão com o Santo Padre, Papa Francisco, e não fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana.

Salientamos ainda que o Movimento da Renovação Carismática Católica pertence à Igreja Católica Apostólica Romana, pois o mesmo está em plena comunhão com o Papa e se distingue das mencionadas Igrejas Católicas Carismática e Igreja Católica Brasileira.
Em caso de dúvida, entre em contato com o Escritório Paroquial de sua Paróquia.