IV Encontro de seminaristas da Província Eclesiástica de Uberaba

Acontece do dia 27 ao dia 29 de julho de 2016 o IV Encontro de Seminaristas da Província Eclesiástica de Uberaba na cidade de Ituiutaba – MG. Este encontro tem por objetivo estreitar laços entre aqueles que estão se preparando para serem padres dentro da referida Província Eclesiástica.
A Província Eclesiástica de Uberaba corresponde ao conjunto de quatro dioceses, a saber, Arquidiocese de Uberaba, Diocese de Uberlândia, Diocese de Ituiutaba e Diocese de Patos de Minas. Para uma maior interação entre as dioceses, foi pensado um encontro provincial para os seminaristas que acontece todos os anos, cada ano em uma diocese diferente.
A cada encontro nos é dado um tema diferente para reflexão e aprofundamento. Os temas vêm em consonância com a formação que recebemos dentro do seminário e que levaremos para a vida inteira. Já foram refletidos temas como a dimensão humano-afetiva, a espiritualidade, a pastoral e desta vez refletimos sobre o tema da dimensão comunitária que deve estar sempre em consonância na nossa vida enquanto seminaristas, padres e fieis de modo geral.
O Encontro é assessorado por Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís do Maranhão. Também marcaram presença em nosso encontro Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, Dom Paulo Francisco Machado, bispo da Diocese de Uberlândia, Padre Júlio César Oliveira, Administrador Diocesano da Diocese de Ituiutaba e formadores das referidas dioceses.
Participam 09 seminaristas da Diocese de Ituiutaba, 08 seminaristas da Diocese de Uberaba, 10 seminaristas da Diocese de Uberlândia, 15 seminaristas da Diocese de Patos de Minas e 07 seminaristas da Diocese de Januária que fazem seu período de formação em Patos de Minas.
Que Deus nos ilumine nessa caminhada rumo ao sacerdócio e nos faça sermos cada vez mais irmãos fraternos para que possamos nos preparar para levar a boa notícia aos irmãos sendo uma ponte para conduzir a todos ao seu encontro verdadeiro com Cristo.
Seminarista Douglas Henrique dos Reis Ribeiro
3º Ano de Teologia Diocese de Patos de Minas