Janeiro Branco: Importância da Saúde Mental

A Pascom da Arquidiocese de Uberaba no ano de 2021 lançou em julho o Projeto “FelizMente” com o intuito de dar espaço as necessárias discussões sobre o cuidado da Saúde Mental. Durante os meses de julho, agosto e setembro, uma série de vídeos foram divulgadas nas plataformas digitais com alunos e profissionais da Psicologia que trouxeram à discussão sobre alguns pontos que envolvem o cotidiano da sociedade.

No mês de janeiro nacionalmente diversas campanhas são realizadas, na internet podemos encontrar diversos materiais ligados à Campanha, existe até mesmo um site que traz essas informações, que é o: https://janeirobranco.com.br/ . Para entender mais sobre o Janeiro Branco, trouxemos algumas curiosidades disponibilizadas pelo site:

O que é o Janeiro Branco?

Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.

O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!

Por que Janeiro Branco?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Informações sobre Saúde Mental!

Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo!

O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso – confira as nossas redes sociais e veja tudo o que já foi realizado desde o início da Campanha, em 2014!

O que o Janeiro Branco realiza?

O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Em janeiro de 2022, por causa da pandemia do Covid-19, a Campanha priorizará espaços abertos e meios online.

 

Além disso, o site “Canal Tech” trouxe 5 aplicativos quem podem ajudar nesse processo de cuidado da Saúde Mental, que são:

– Lojong: Meditação Mindfulness

– Rootd – Alívio do ataque de pânico e ansiedade

– Conversa Comigo

– Cíngulo: Terapia Guiada

–  Headspace: Meditação e Sono

Para saber mais sobre os aplicativos, acesse a notícia: https://bit.ly/3qNemrj

Lembrando que para cuidar bem da Saúde Mental, é necessário procurar um profissional da área para ter o acompanhamento adequado!

Nas próximas semanas o “FelizMente” irá retornar com o lançamento dos vídeos semanais, trazendo à discussão outros assuntos ligados à Saúde, mas você pode conferir no canal do youtube da Arquidiocese de Uberaba por meio do seguinte link: https://bit.ly/3nO4Nq9  os vídeos já lançados, e dar sugestões de temas.

Nos vemos em breve!

 

Amanda Oliveira

Coordenadora Arquidiocesana da Pascom

 

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por