Leigas Consagradas, Luz e Sal da Terra (Mt 5, 13-14)

Neste Ano do Laicato [2018] se faz necessário ressaltar que a Arquidiocese de Uberaba tem um grupo de Leigas Consagradas, canonicamente instituído e intitulado Fraternidade de São José. É uma sociedade de caráter religioso, sem fins lucrativos. Congrega mulheres dispostas a viver o seguimento de Cristo e de caridade pelo próximo, através da observância dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. Dentro de um período de cinco anos, a pessoa que se sente vocacionada, após uma boa orientação, emite os votos temporários e posteriormente os votos perpétuos.

A Fraternidade foi fundada por Dom Benedicto Ulhôa Vieira há 38 anos. Seus membros vêm das cidades da Arquidiocese de Uberaba. A cada dois meses, elas se encontram para receber formação espiritual, humana e pastoral que, normalmente, é dada pelo Padre Elizeu Pereira de Carvalho, assessor espiritual. Hilda Maria de Jesus é a coordenadora atualmente.

A sede da Fraternidade está situada na Rua Hidelbrando Pontes, 119. Cada leiga consagrada assume uma atividade em sua paróquia. Não faz trabalhos apostólicos em conjunto com as demais irmãs do grupo, pelo fato de residirem em cidades distantes da nossa Arquidiocese.

Todo leigo consciente de seu batismo participa do tríplice múnus de Jesus Cristo: sacerdotal, profético e régio. Essa vinculação com o Senhor o torna capaz de se santificar e de evangelizar. O mesmo ocorre com a leiga consagrada, porém com um diferencial: com a emissão dos santos votos, ela tem oportunidade de avançar em águas mais profundas. Poderá crescer na dimensão espiritual e missionária pelo fato de exercer trabalhos pastorais com especial ligação à Arquidiocese.

Para ser leiga consagrada, é necessário discernir o chamado de Deus à santidade do serviço eclesial. A ela basta unir-se a Maria e dizer: FIAT.

Irmã Helena Menegaz, leiga consagrada

 

*Artigo publicado no Jornal Metropolitano na edição de dezembro de 2018.

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *