Mãe da Piedade: 9º dia da novena em louvor à Nossa Senhora do Rosário

A jornada de Celebrações Eucarísticas e de orações encerra hoje, no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade. Durante 16 dias, virtualmente, 7 países da América Latina se uniram, passo a passo, para celebrar e para depositar a sua esperança em Deus.

O congraçamento fraterno aconteceu movido pela compreensão sincera de que precisamos, primeiro, confiar em Deus, necessitamos, realmente, confiar a Deus as nossas inquietações e as nossas dores. Nesse sentido, a união, mediante a oração comunitária se fez presente. As sucessivas homilias dos Presbíteros que participaram foram aclarando esse caminho sinodal das Novenas em Louvor a São Miguel Arcanjo e à Nossa Senhora do Rosário. Cada Paroquia e Santuário esteve presente de forma singular, colocando sobre o Altar de sua Celebração, a sua contribuição amorosa e cheia de fé. A intercessão de Nossa Senhora, sob o título Imaculada Conceição, de São Francisco de Assis, de Santa Terezinha do Menino Jesus, de Santa Cecilia, e de São Domingos, nos trouxe o conforto espiritual da certeza de que se somaram preces no Céu às nossas na Terra. Jesus, o Senhor da Misericórdia, evocou nossa confiança também, na Misericórdia do Pai.

Apesar de todas as dificuldades, de todo o sofrimento, jungidos por situações complexas de ordem econômica, política e social, sobretudo na área da Saúde, pela grave pandemia que enfrentamos, e apesar das questões internas da própria Igreja a serem vistas em sua permanente caminhada como Povo de Deus, encerra-se a Novena em Louvor à Nossa Senhora do Rosário sob o signo da esperança que nos moveu.

A Mãe da Piedade nos acolhe, hoje, no final da nossa jornada e nos apresenta seu Filho como modelo, em um momento doloroso e sublime, em que ambos estão serenos e confiados ao Pai. Ao fitarmos a bela obra de Aleijadinho, recordemos o que Maria Santíssima nos pede sempre, sob todos os seus títulos: que oremos, que oremos mais, que oremos sempre o Santo Rosário. E nos recordemos de que, ao nos apresentar Jesus, sabemos que Nossa Senhora nos solicita: ” “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Jo 2,5.

Os nossos 16 dias de Celebrações Eucarísticas e Orações, acrescendo-se o dia de hoje, o 9º dia da Novena em Louvor à Nossa Senhora do Rosário, nos prepararam para a Festa do dia 07 de outubro. Grande é sempre o jubilo dos devotos de Nossa Senhora, nossa Mãe Santíssima nas Festas a ela dedicadas, sob todos os seus títulos no mundo. Amanhã, será celebrada a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário, fazemos nossos votos de que todos os que participaram dessa jornada que se iniciou no dia 20 de setembro e se completa hoje, 06 de outubro, possam manter em seus corações a alegria espiritual da certeza de que “todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta”. Lc, 11,10.

Compadecermo-nos como Jesus, em sua pregação e ação no mundo e perseverarmos como ele no exercício da compaixão, custe o que custar, compadecermo-nos como Maria e caminhar com Jesus sem esmorecer, fazendo o que ele nos pede, essa é a fonte de alegria que a Mãe da Piedade nos apresenta, nesse dia de hoje.

O último Santuário Mariano dessa jornada nos abre suas portas e nos convida a evocarmos o Santo Espirito de Deus para que ele ilumine nossa vida daqui para a frente, convertendo nosso coração e nos auxiliando a partilhar com nossos irmãos, a luz do Evangelho e a misericórdia que nos sustentou e ampara sempre, unidos no amor, em Cristo Jesus.

Rita De Blasiis

Uberaba, 06 de outubro de 2021

 

Conferência Santo Rosário hoje, seu valor e sua necessidade

Por Fray Carlos Mario Alzate Montes, OP

Reitor do Santuário Basílica de Nuestra Señora do Rosário de Chiquinquirá

Dia 06 de outubro às 18h (20 h no Brasil)

 

A oração do Santo Rosário como prática devocional que integra o culto especial dedicado à Virgem Maria, contém em si mesma uma preciosa riqueza catequética, o resumo de todo o Evangelho. Como oração mariana pessoal e comunitária, ela tem também um significado e uma função muito especiais. Frei Carlos Mario Alzate Montes, OP, vai falar ao nosso coração sobre este presente de Nossa Senhora a Santo Domingo e a toda a humanidade.

Esta Conferência é uma tradição da Novena, o momento em que refletimos e nos preparamos para fazer algo com consciência das graças que recebemos durante a Novena e a Festa de Nossa Senhora do Rosário e também conscientes da responsabilidade que temos como devotos. Adquirir o hábito de rezar o Santo Rosário para aqueles que sofrem, por exemplo, é uma boa atitude, muito necessário que podemos tomar.

A devoção à Virgem do Rosário na Colômbia e outros países da América Latina é grande, muito fervorosa. Hoje, 06 de outubro, se encerra Novena em Louvor à Nossa Senhora do Rosário. Que nossas orações, por intercessão de Maria, Mãe de Deus e nossa, alcancem as graças que almejamos em favor dos países latino-americanos e de seu povo, da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e pela saúde de todos com o fim da pandemia.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba.
Feito com por