MECE

O que são?

Os Ministros Eucarística da comunhão Eucarística são, na Igreja católica, leigos e leigas de nossa Arquidiocese a quem é dada permissão, de forma temporária (provisão) de distribuir a Comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer ou ainda auxiliar os mesmos.

Surgiram na Igreja católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias.

Quem são?

Os Ministros Eucarística da comunhão são homens e mulheres escolhidos entre a comunidade cristã de nossas paróquias e comunidades. Devem ser cristãos idôneos, comprometidos com o Reino e sempre a serviço da Igreja. Devem ser unidos aos sacerdotes e estar sempre disponíveis ao chamado da Igreja. Recebem formação litúrgica e doutrinal permanente no sentido de se aprofundarem no conhecimento e no amor ao Cristo e à Igreja.

Funções:

São estas algumas funções dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.

  • Distribuição da comunhão na missa.
  • Distribuição da comunhão fora da missa, aos enfermos e idosos.
  • Exposição do Santíssimo Sacramento para Adoração aos fiéis (mas não a benção com o mesmo).

São João Paulo II escreveu: “A Igreja recebeu a Eucaristia de Cristo, como Dom por excelência, porque o Dom Dele mesmo. Esta não fica circunscrita no passado, pois tudo o que Cristo é, tudo que fez e sofreu por todos os homens, participa da eternidade divina, e assim transcende todos os tempos e todos se torna presente”. Carta encíclica, Ecclesia de Eucharistia, n. 11. A Eucaristia, portanto, é Deus vivo entre nós!

De fato, “na Santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro Espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o Pão Vivo que dá aos homens a vida mediante a sua Carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo. Bento XVI na Exortação Apostólica pós – sinodal, Sacramentun caritatis, XVI.

Roguemos a Deus que derrame sempre os Dons do Espírito Santo sobre todos os Ministros Extraordinários Eucarística de nossa Arquidiocese para que os mesmos possam desempenhar com amor esse serviço que é, antes de tudo, uma Graça. Graça de poder tocar no Cristo Eucarístico e levá-Lo aos irmãos também através de seus testemunhos de vida.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba.
Feito com por