Mês de Conscientização do Dízimo 2022

Dízimo e a Caridade

Como parte da tradição de nossa Arquidiocese e alinhado às ações do Ano da Caridade, neste mês de julho somos convidados à reflexão e aprofundamento sobre a importância do Dízimo em nossas paróquias e a todas as pessoas de bem de nossas comunidades. Neste ano, somos convidados a falar sobre esperança, serviço, justiça e promoção da caridade, além de sermos gratos pelos desafios que enfrentamos nos últimos anos, relacionados à pandemia. Animados pelo texto de I Jo 3,18: “Não amemos somente com palavras, mas através de nossas obras”, possamos trabalhar para que nossos paroquianos experimentem um compromisso verdadeiro de testemunhar a fé e a gratidão, através da devolução do dízimo e do exercício da caridade.

Para que isso possa acontecer, peço a colaboração de cada um na divulgação da Campanha do Dízimo em suas Paróquias, através da intensificação das atividades de conscientização. Falar sobre o dízimo é reforçar valores, é dizer que é um gesto de amor e de agradecimento. Não se trata apenas de apresentar resultados, mas também de orações e homílias inspiradas pelo tema e sua reflexão, a busca e escuta de testemunhos e divulgação de materiais que apresentem a valorização e esforços dos paroquianos dizimistas e lideranças.

Na certeza em Jesus Cristo de que este projeto de Mês de Conscientização do Dízimo em nossa Arquidiocese é obra do Pai, endosso e espero que o mesmo prospere em todas as paróquias pelas mãos dos senhores e de suas equipes e de todos aqueles que se dedicam à missão de evangelizar em nossa Igreja. Continuemos juntos em oração, unidos sob o olhar zeloso e amoroso do Pai, e contemos com as orientações de nosso arcebispo Dom Paulo.

Despeço-me com fraternal abraço, na expectativa de adesão e participação dos senhores a este convite.

Padre Alexandre Ferreira Margarido
Sem. Ademar Pereira Martins Júnior

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O DÍZIMO – 2022

“Não amemos somente com palavras, mas através de nossas obras” (I Jo 3,18).

Para que possamos mergulhar nesse projeto de vivenciarmos a espiritualidade do serviço e no mantermos perseverantes na comunhão fraterna (At. 2,42), no mês de julho devemos trabalhar para atrair e sensibilizar nossos paroquianos e toda comunidade para a experiência do dízimo, com criatividade e oração. Para este ano, dois momentos e que serão acompanhados de ações e unidade:

1. Momentos de evangelização: promover momentos de evangelização pessoal e comunitária, de modo especial das lideranças pastorais. Nesses momentos, acrescentar ações formativas sobre o dízimo, reforçando o pilar da Caridade.
  2. Momentos de oração: oração pelos dizimistas e por toda a arquidiocese, se possível, acompanhado pelas lideranças e comunidade – ao vivo ou publicado nas redes sociais (post/vídeos curtos).

A seguir, apresentaremos o cronograma com as ações previstas para este mês de julho.

30/06/2022Abertura oficial com Santa Missa presidida pelo nosso Arcebispo Dom Paulo, na Paróquia de Santo Antônio de Planura.

02 e 03/07/2022Abertura do mês do dízimo em nível paroquial

• Como proposta para a segunda ação, será enviada pela Pastoral Diocesana do Dízimo a carta do Arcebispo que deverá ser lida nos momentos oportunos, a fim de convocar e motivar toda a comunidade.
  • Colocar em evidência neste final de semana a pastoral do dízimo paroquial.

09 e 10/07/2022 – Proposta Litúrgica a ser celebrada em todas as paróquias.

• Com o objetivo de trabalhar na Dimensão Caritativa, será enviada uma sugestão de liturgia para ser trabalhada neste final de semana.

16 e 17/07/2022Apresentação dos projetos sociais

• Apresentar e trabalhar as Dimensões Caritativa/Social do dízimo através da divulgação dos trabalhos Pastorais Sociais da comunidade. Isso pode ser feito através da apresentação de um documento ou testemunho ou comunicação oral sobre a prestação de contas do dízimo. Reforçar a importância da comunidade para a manutenção da Igreja.

24/07/2022Formação Presencial

• Será realizada uma formação presencial para coordenadores e agentes da Pastoral do Dízimo, na Basílica de Nossa Senhora da Abadia em Uberaba (necessário fazer a inscrição com antecedência).

30 e 31/07/2022Encerramento do Mês de conscientização do dízimo proposta pela pastoral do Dízimo local, juntamente com seu pároco.

• Encerrando nossas ações neste mês, busquemos separar momentos de oração comunitária para todos os dizimistas (divulgação de seus nomes, sorteios – de acordo com a tradição de cada paróquia).
  • Reforçar a importância da constância e da fidelidade do dízimo.

A Equipe da Pastoral Diocesana do Dízimo estará à disposição para colaborar com estes momentos.
Fraternalmente,

Padre Alexandre Ferreira Margarido
Coordenador da Pastoral Diocesana do Dízimo

Sem. Ademar Pereira Martins Júnior
Secretário da Pastoral do Dízimo

“Só podemos nos considerar cristãos de fato se, como Jesus, formos ao encontro de todos para anunciar, sem imposição, quem é Jesus e no que consiste o Evangelho por Ele anunciado”.