Missa do Sacramento da Crisma – Paróquia Nossa Senhora de Fátima

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Uberaba celebrou a Missa do Sacramento da Crisma, após 4 anos de preparação, dos quais quase dois anos de forma virtual, para um grupo de 17 crismandos.

A Catequese da Paróquia Nossa Senhora de Fátima segue a orientação da Arquidiocese de Uberaba e, por conseguinte, o novo Diretório para a Catequese aprovado pelo Papa Francisco em 2020. Conforme esclarece Dom Rino Fisichella, Arcebispo Auxiliar de Voghenza, na apresentação do Diretório, a formação para a vida de fé “se transmite com o encontro interpessoal e alimenta-se na esfera da comunidade”. Essa afirmação ressalta a importância do papel do catequista e também faz referência à comunidade cristã como lugar privilegiado de formação.

O catequista, enquanto discípulo missionário, precisa estar disposto a partir de “sua própria experiência de Deus que o envia para se colocar ao lado dos irmãos. Esta espiritualidade missionária, entendida como encontro com os outros, compromisso no mundo e paixão pela evangelização, alimenta a vida do catequista” (DC n. 135a).

Por outro lado, “a comunidade cristã é a origem, o lugar e a meta da catequese. É sempre da comunidade cristã que nasce o anúncio do Evangelho, que convida os homens e as mulheres à conversão e a seguirem Cristo. E é esta mesma comunidade que acolhe aqueles que desejam conhecer o Senhor e comprometer-se numa nova vida” (DGC n. 254).

A Catequese da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, ao longo de décadas, tem estado atenta tanto à questão da formação dos catequistas, quanto aos cuidados relativos à convivência fraterna, à permanente alegria de evangelizar – singular marca franciscana – evangelizar vivendo amorosamente o Evangelho que está sendo anunciado com amor.

“Uma catequese dada com amor e por amor e dada com alegria, suscita no coração do ouvinte a esperança de ser melhor, o desejo de mudar, a aspiração de se converter e se salvar e de ajudar os outros a descobrir este amor”, afirma Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina em sua Cartilha sobre a Iniciação Cristã.

Se trata, enfim, de uma reunião de famílias empenhadas nessa missão, ou seja, uma comunidade cristã onde “se faz a experiência concreta da misericórdia de Deus, torna-se possível o exercício do acolhimento recíproco e do perdão. A comunidade que experimenta a força da fé e sabe viver e testemunhar o amor anuncia e educa de modo totalmente natural” (DC n. 133).

Nesse contexto, ressaltamos o papel dos pais ou responsáveis pelos crismandos, como sujeitos ativos da catequese. Eles precisam superar a “mentalidade tão comum de delegação, segundo a qual a fé está reservada aos especialistas da educação religiosa. Esta mentalidade, por vezes, é favorecida pela própria comunidade que tem dificuldade de organizar a catequese num estilo de família e a partir das próprias famílias”. (DC n. 124).

A preparação para o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, nessa perspectiva, deu-se exatamente no estilo família, mediante 10 encontros, num processo dinâmico e progressivo cujo objetivo foi de contribuir para que houvesse da parte do crismandos uma verdadeira e profunda opção pelo caminho de Jesus. Intensa foi a participação dos pais, posto que, esses jovens crismandos, fizeram sua Primeira Comunhão também na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A convivência fraterna entre pais, catequistas e catequizandos, durante longo período favoreceu esse envolvimento que haverá de dar frutos preciosos advindos dessa autentica iniciação à vida cristã.

Dom Irineu Roque Scherer, Bispo diocesano de Joinville, no Prefácio da obra Confirmados na Fé, livro do Catequista, faz a seguinte citação:

“Além da formação doutrinal, a catequese deve ser uma escola de formação integral, educando as pessoas por inteiro, cultivando o relacionamento com Jesus na oração, na celebração litúrgica, na vivência comunitária e no serviço aos irmãos. Além disso, a catequese não pode restringir-se somente à preparação dos sacramentos, mas deve constituir-se num processo permanente, orgânico e progressivo que se estenda por toda a vida” (DA n. 299).

Portanto, foi com grande júbilo que toda a comunidade paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima participou dessa celebração do dia 18 de setembro, a Missa do Sacramento da Crisma. Confirmados na fé sentiram-se todos e repletos de esperança: os jovens crismados somarão forças fraternas na caminhada do povo de Deus que somos.

Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, em sua homilia, citou Isaias 61,1, e reafirmou esse convite aos jovens crismandos: “O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes”.

PASCOM da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Sites consultados

<https://docs.google.com/document/edit…>

<https://www.paulus.com.br/…/confirmados-na-fe-crisma…>

< https://www.ihu.unisinos.br/…/novo-diretorio-catequese.pdf>

Referências Bibliográficas

Brandes, Orlando. Cartilha sobre a Iniciação Cristã. Arquidiocese de Londrina Dimensão bíblico-catequética.

Confirmados na Fé: iniciação crista de inspiração catecumenal: crisma: catequista/Diocese de Joinville. São Paulo: Paulus, 2013.

Congregação para o Clero. Diretório Geral para a Catequese. Disponivel em: <http://www.ipascomnet.com/…/140220140327272801201401095…>

Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Diretório para a Catequese. São Paulo: Paulinas, 2020.

 

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Uberaba MG

Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto

Concelebrante Frei Anízio Rodrigues de Oliveira Filho, OFM

Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Dia 18 de setembro às 19 h

17 Jovens Crismados

Catequistas Anna Maria Lima e Maria Luiza Felipe

 

PASCOM da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 

Formação da Procissão  de Entrada, recepção dos crismandos à Dom Paulo Mendes Peixoto

 

Crismandos e seus padrinhos e madrinhas, momento de expectativa marcado por grande júbilo espiritual.

 

Rito da Confirmação

 

Comunhão sob as duas espécies do pão e do vinho

 

Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba, Frei Anízio Rodrigues, OFM, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Catequistas Anna Maria Lima e Maria Luiza Felipe, responsáveis pela preparação dos 17 jovens crismados.

 

Foto panorâmica do Presbitério e da assembleia, com os crismados, o Pároco Frei Anízio Rodrigues, OFM e o presidente da Celebração, Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba.   

 

Foto panorâmica da Oração feita por todos em favor de Dom Paulo Mendes Peixoto, expressando a gratidão da comunidade paroquial e pedindo saúde e paz para nosso Arcebispo, pela intercessão de nossa Padroeira, Nossa Senhora de Fátima.

Compartilhe:

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por