Dom Paulo celebra missa hoje, às 19h, na Rede Vida de Televisão

Todos são convidados a acompanhar pela TV!

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba, celebra neste dia 20 de novembro, às 19h, Santa Missa direto da Rede Vida, em São José do Rio Preto, para todo o Brasil.

Assista ao vivo clicando aqui.

 

Compartilhe!

Paróquia São Sebastião, em Tapira, inicia hoje festa de Nossa Sra. Desatadora de Nós e de São Benedito da Aruca

Toda a renda da festa será destinada para a construção da Capela

De 20 a 23 de novembro, a Paróquia São Sebastião, em Tapira (MG), realiza festa dedicada à Nossa Senhora Desatadora de Nós e à São Benedito da Aruca. O Tríduo será realizado de 20 a 22 de novembro, com Terço de Nossa Senhora Desatadora de Nós e Santa Missa às 18h30.

A festa acontece no dia 23, também às 18h30, com Terço de Nossa Senhora Desatadora de Nós e Santa Missa, seguida de procissão. Haverá quermesse no dia 23 e toda a renda será destinada para a construção da Capela. O pároco, Pe. Alvimar Bhering e o Diácono Célio Santos, juntamente com os festeiros e a comunidade, contam com a presença de todos.

A igreja está localizada à Rua Jovino Gomes Menezes, 160, Tapira (MG).

Outras informações: (34) 3633-1229

 

Compartilhe!

Paróquia Santa Luzia realiza missa de envio nesta quarta-feira (20) para todos que vão trabalhar na festa

Será realizada nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, às 19h, Missa de Envio destinada a todos que vão trabalhar na festa de Santa Luzia, que será realizada de 1º a 15 de dezembro de 2019. A celebração eucarística será presidida pelo pároco, Pe. Reinaldo Duarte. O tema da festa este ano é: “O zelo por tua casa me consome” (Jo 2, 17).

A Igreja Matriz de Santa Luzia está localizada à Praça Santa Luzia, 38, Jardim Induberaba.

Outras informações: (34) 3336-2017

 

Compartilhe!

Arquidiocese convida para a ordenação diaconal do acólito Willian Martins da Silva

No dia 14 de dezembro de 2019, às 10h, na Igreja Matriz de São Mateus, o acólito Willian Martins da Silva será ordenado diácono durante solene celebração eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto. A Igreja está localizada à Rua Capitão Batista Machado, 276, Boa Vista, Uberaba.

“Mais um Diácono Permanente para a Arquidiocese de Uberaba. Para todos nós desta Igreja particular é uma grande alegria. Mais um operário na Messe do Senhor. Parabéns e boas vindas Willian e tenha sempre as bênçãos de Deus”, estima Dom Paulo.

 

Compartilhe!

Seminário Arquidiocesano de Uberaba envia mensagem por ocasião da realização da Assembleia

Em comunhão com nossa Igreja e em nome do Seminário Arquidiocesano de Uberaba, o Seminarista Vitor Lacerda, do 1° ano de teologia, envia a todo o povo de nossa terra uma palavra de comunhão e oferta de orações em prol de nossa Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a qual definirá os caminhos de nossas atividades nos próximos anos.

Com os rogos de que Nossa Senhora da Abadia e São José sejam timoneiros desta travessia, o nosso forte abraço!

Seminário Arquidiocesano de Uberaba

Confira:

 

Compartilhe!

Divulgada a Carta-compromisso da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais

Arquidiocese de Uberaba – Romaria (MG), 10 de novembro de 2019

No espírito do Sínodo da Igreja para a Amazônia, nós viemos de várias dioceses do Estado de Minas Gerais e da Arquidiocese de Uberaba para participarmos da XXII Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais. Somos romeiras e romeiros da mãe terra e da irmã água, sob a inspiração do tema: “Com a Mãe Abadia, os filhos e filhas e toda a natureza clamam em dores de parto”, do lema: “Das águas sujas, em Romaria, na luta pela terra e pelas águas, fontes de vida” e com a proteção de São Francisco de Assis, patrono da Romaria das Águas e da Terra, e de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja.

Ficamos felizes e gratos aos/às missionários/as que fizeram uma Semana de Missões em várias comunidades das cidades de Uberlândia, Monte Carmelo, Indianópolis e Romaria. Lutamos pela construção de uma sociedade do Bem Viver e Conviver, com estilo de vida simples e sóbrio para superarmos o sistema capitalista, que é uma máquina de moer vidas. Lutamos, porque acreditamos que é possível construir uma sociedade, na qual os direitos do povo sejam reconhecidos e respeitados em sua totalidade.

Fotos: CPT/MG

Por tudo isso, irmãs e irmãos, continuaremos caminhando, como peregrinos e peregrinas da esperança, construindo a esperança na luta coletiva a partir dos injustiçados e violentados nos seus direitos. Estamos a caminho, em romaria, sem a indiferença dos apressados, mas com a serenidade e a firmeza de quem sabe contemplar a luz e a força divina agindo em nós e, por meio de nós, no mundo.

Com a força do Deus da vida, em sintonia com o papa Francisco, anunciamos e defendemos: a luta dos Povos e Comunidades Tradicionais, a igualdade entre homens e mulheres, a sociobiodiversidade, a reforma agrária, a soberania e a segurança alimentar, a dignidade no campo e na cidade. São Francisco de Assis dizia que o nosso planeta é “irmã e mãe, que nos sustenta e nos governa”. “A terra existe antes de nós e foi-nos dada”, nossa responsabilidade é a de “cultivar e guardar”, essa é “responsabilidade perante uma terra que é de Deus e implica que o ser humano, dotado de inteligência, respeite as leis da natureza e os delicados equilíbrios entre os seres deste mundo”. O papa Francisco reafirma isso na Encíclica Louvado Sejas e nos diz que tudo está interligado.

Denunciamos: os grandes projetos desenvolvimentistas baseados no fortalecimento do agronegócio ligados a grandes grupos econômicos nacionais e internacionais que promovem enormes danos socioambientais por meio da implantação de projetos de monoculturas, exploração de minérios, pecuária extensiva, projetos que contam com forte apoio dos poderes públicos em todas as suas esferas. Estes empreendimentos são responsáveis diretos pelo empobrecimento de nossas regiões e pela intensa devastação ambiental, violência no campo e na cidade.

Fotos: CPT/MG

Com o papa Francisco alertamos: “Em qualquer discussão sobre um empreendimento, dever-se-ia pôr uma série de perguntas, para poder discernir se o mesmo levará a um desenvolvimento verdadeiramente integral: Para que fim? Por qual motivo? Onde? Quando? De que maneira? A quem ajuda? Quais são os riscos? A que preço? Quem paga as despesas e como o fará? Neste exame, há questões que devem ter prioridade. Por exemplo, sabemos que a água é um recurso escasso e indispensável, sendo um direito fundamental que condiciona o exercício de outros direitos humanos. Isto está, sem dúvida, acima de toda a análise de impacto ambiental duma região.”

Agradecemos, de coração, à Arquidiocese de Uberaba e ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, padroeira também dos/as atingidos/as pela mineração. Que beleza que vocês acolheram com alegria a realização da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais!

Reafirmamos nosso compromisso de empenho na luta coletiva no processo de transformação da realidade injusta e cruel que nos envolve. Estaremos na luta até que a população tenha acesso à água em qualidade e quantidade necessária, que a irmã água e a mãe terra sejam preservadas como dádivas de Deus. Até o próximo ano (2020) na 23ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais na Diocese de Sete Lagoas. Amém, Axé, Awerê, Aleluia, Uai!

Equipe de Coordenação da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais

 

Confira a galeria de fotos

*Fotos: CPT/MG

 

Confira o vídeo especial sobre o dia 10 de novembro:

*Vídeo de Rodrigo Péret

 

Compartilhe!

DNJ 2019 atrai centenas de jovens ao Santuário da Medalha

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Arquidiocese de Uberaba contou com Caminhada da Juventude, Terço Missionário, pregação, louvor, adoração e Santa Missa

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas, como uma atividade permanente da CNBB. É realizado nas dioceses de todo o país no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos.

Na Arquidiocese de Uberaba, o tema de 2019 foi: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). O DNJ é preparado pelo Setor Juventude e este ano foi realizado no Santuário da Medalha Milagrosa, em Uberaba, no dia 27 de outubro. A concentração aconteceu na Praça Santa Terezinha, no bairro Fabrício, e os jovens seguiram até o Santuário da Medalha Milagrosa.

Setor Juventude da Arquidiocese de Uberaba

De acordo com os organizadores, aproximadamente 600 jovens de várias paróquias e movimentos estiveram presentes. “O DNJ 2019 contou com uma caminhada pela cidade, tivemos teatro, animação, adoração, missa e muito louvor”, contou a organização.

Segundo o assessor espiritual do Setor Juventude, Padre Fábio Meira, este é um dia especial quando as paróquias se reúnem com as expressões jovens de toda a Arquidiocese para celebrar.

“Tivemos uma programação bastante variada e atraente para que nossos jovens pudessem no dia a eles dedicado celebrar o trabalho que realizam nas paróquias e nos diversos movimentos que fazem parte de nossa Igreja particular de Uberaba. Saímos a pé da praça da igreja de Santa Teresinha em peregrinação até o Santuário da Medalha Milagrosa, pedindo as bênçãos da Santa padroeira das missões. Seguindo o Trio elétrico, cantamos e rezamos pelas ruas de Uberaba mostrando o protagonismo e participação dos jovens em nossa arquidiocese. No Santuário, tivemos a reza do Terço Missionário, Adorações, Pregação e a Santa Missa que coroou este dia especial, em que quisemos mostrar para a juventude e para todos como o jovem é peça fundamental no trabalho de evangelização, especialmente de outros jovens. Agradecemos aos movimentos, a todos os presbíteros, a Dom Paulo e a Monsenhor Célio que nos deu um grande apoio para que esse dia acontecesse da melhor forma possível. Para o próximo ano, já nos antecipando, queremos acolher todas as caravanas de jovens! Que Deus abençoe a todos!”, disse Pe. Fábio.

Confira a galeria de fotos:

 

*Fotos de Ricardo Paiva e Ana Luísa Andrade

 

Compartilhe!

2º MUTICOM da Pascom do Regional Leste II contou com representante da Arquidiocese de Uberaba

Nos dias 18 e 19 de outubro participei, em Belo Horizonte, do 2º Muticom da PASCOM do Regional Leste II, realizado na PUC-Minas. O Muticom é um momento interativo e também formativo para agentes das diversas (Arqui) Dioceses dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Neste ano, o tema foi “A Comunicação como Estratégia para as Relações Humanas”. Participaram mais de 200 agentes da PASCOM e foi um momento de válida experiência, principalmente nas palestras que proporcionaram novas ideias e programas disponíveis para que a Comunicação dentro da Igreja possa dinamizar-se cada vez mais.

O encontro é a cada dois anos para não coincidir com o Encontro Nacional da PASCOM, realizado em Aparecida. A pedido de Dom Joaquim Mol, apresentei no auditório minha história em quadrinhos sobre o Sínodo para a Amazônia (disponível no site de nossa Arquidiocese). Para mim, foi o ápice do encontro pelo reconhecimento do trabalho, pela visibilidade de nossa PASCOM Arquidiocesana e pela oportunidade de apresentar uma nova linguagem para facilitar a compreensão e leitura de tantos que frequentam nossas paróquias.

Amanda Oliveira – Coordenação da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Uberaba

 

Compartilhe!

Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa tem início neste sábado (16)

A novena tem início no dia 18, segunda-feira, e segue até o dia 26 de novembro. Este ano a festa tem como tema: “Maria, Mãe das vocações”

No dia 27 de novembro, os católicos lembram a devoção à Nossa Senhora das Graças e à Medalha Milagrosa. Neste mesmo dia, em 1830, Maria aparece a Santa Catarina Labouré, freira da Congregação das Filhas da Caridade, em Paris. A Virgem apresentou-se sobre um Globo, a Terra, pisando a cabeça da Serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-o a Deus, num gesto de súplica.

Em sua terceira aparição, Nossa Senhora apresenta um modelo da medalha que, anos depois, seria chamada milagrosa e difundida pelo mundo inteiro. Disse Maria à Santa Catarina: “Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança”.

A devoção à Medalha Milagrosa e à Nossa Senhora das Graças é forte também na Arquidiocese de Uberaba, onde o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa celebra sua festa a partir do próximo sábado, dia 16 de novembro. Para este ano, o tema escolhido para a festa foi: “Maria, Mãe das vocações”.

No dia 27 de novembro, Dia dedicado à Nossa Sra. da Medalha Milagrosa, a programação especial tem início às 5h30 com a alvorada. Ao longo do dia serão celebradas nove missas, a partir das 6h. A Santa Missa das 10h30 será presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto. A Missa Solene será realizada às 19h, presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Manoel Messias. Logo após a celebração acontece a coroação da imagem da Santa, que este ano será realizada pela paróquia de Nossa Senhora das Dores, da cidade de Santa Juliana (MG).

Festa Religiosa

Programação Social – Com início no próximo sábado (16), a programação social segue até o dia 1° de dezembro, no salão de eventos “Dom Benedito de Ulhoa Vieira”, localizado à rua Rogério Batista, atrás do Santuário, sempre a partir das 20h.

No dia 27 (quarta-feira), terá Galinhada Marmitex, a partir das 11h. No dia 30 (sábado), às 23h será realizado o sorteio do carro Gol, com conferência eletrônica. As cartelas do bingo podem ser adquiridas por R$ 10,00 na secretaria paroquial.

No dia 1º de dezembro (domingo), às 15h30, acontece o leilão de animais e outras prendas na Leilopec, localizada à Rodovia MG 427 – Km 1, s/n – Margarida Rosa de Azevedo, Uberaba – MG, 38000-000

 

Compartilhe!

Reitor do Seminário arquidiocesano e Diretor Espiritual do propedêutico participam de encontro para formadores no Vaticano

Desde o dia 3 de novembro, o Reitor do Seminário Arquidiocesano de Uberaba, Pe. Vanderlei Izaumi da Silva, e o Diretor Espiritual do Propedêutico da Arquidiocese, Pe. José Rinaldo Trajano, estão em Roma para participar do encontro formativo que visa apresentar novas perspectivas para a formação presbiteral no Brasil.

O Seminário da Arquidiocese de Uberaba divulgou um pequeno relato enviado por Padre Vanderlei sobre o significativo momento para a formação dos seminaristas. Confira:

“Estamos vivendo nesses dias, um momento importante para a Formação Presbiteral de nossa Arquidiocese de Uberaba. Esse é o primeiro pensamento que me vem à mente, pois estamos diante da oportunidade de participarmos de uma formação para reitores e formadores na sede da Igreja Católica Apostólica Romana na cidade de Roma.

O grande anseio é a formação permanente diante de um serviço a nós confiado pelo Bispo. A preocupação que envolve este momento é a aplicação da Ratio Fundamentalis nos seminários, não como uma imposição, mas como uma proposta aberta e uma experiência a ser assumida num caminho sinodal. Os rumos da formação nos são dados pelo próprio Cristo, nós O seguimos como discípulos configurados em sua missão.

Uma outra proposta aqui lançada é a de ouvirmos e dialogarmos acerca dos desafios da formação nos tempos de hoje, sobretudo, em face do caminho vocacional do Batismo que se perpetua por toda a vida.

A vocação, assim, é o que nos mantém no firme propósito de responder a Deus com a própria vida. Resposta essa que se dá sempre diante da comunidade familiar, dos batizados ou dos presbíteros, para sermos, todos, a Igreja de Jesus Cristo”, finaliza o reitor.

Com informações do Seminário da Arquidiocese de Uberaba.

 

Compartilhe!