Pastoral Familiar arquidiocesana promove formação para agentes pastorais

No dia 5 de maio, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Uberaba promoveu uma formação para seus agentes pastorais. O momento contou com a presença do casal de coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da CNBB, Sônia Gonçalves de Almeida Rabelo e Sílvio Gonçalves de Almeida (Binho), além da palestra com o profissional Paulo Paduano. O tema do encontro foi: “A importância da comunicação na Evangelização”.

Sete representantes da Diocese de Uberlândia e o casal coordenador da Arquidiocese de Uberaba, Solange Martinelli e Freud Martinelli estiveram presentes no evento, demonstrando mais uma vez a unidade da Província Eclesiástica. “Tivemos a presença de agentes de Uberaba, Nova Ponte, Planura, Araxá, Frutal, Santa Juliana, além de agentes da Diocese de Uberlândia”, informou o coordenador arquidiocesano, Freud.

Freud, Monsenhor Célio, Solange, Sônia, Binho e Paulo Paduano.

Durante a formação, foi trabalhada a importância da Comunicação na Evangelização, bem como a necessária criação do Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE) na Arquidiocese de Uberaba. O assessor eclesiástico da Pastoral na Arquidiocese, Monsenhor Célio Pereira Lima, foi o responsável por promover a formação de 97 agentes da Pastoral Familiar.

Segundo os coordenadores arquidiocesanos, a próxima ação será a criação do Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE), que promoverá as capacitações do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) para os agentes da Pastoral Familiar da Arquidiocese.

“Durante o encontro, contamos com o auxílio do ECC que se fez presente na preparação e manutenção do ambiente, reforçando a ação contínua de unidade do Setor Vida e Família da Arquidiocese de Uberaba”, contam os coordenadores Solange e Freud.

Outra ação será a Romaria da Família que acontecerá no dia 7 de julho de 2019, na cidade de Romaria (MG).

Com informações da coordenação da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Uberaba

 

O encontro foi destaque no site do Regional Leste 2 da CNBB:

Pastoral Familiar da Arquidiocese de Uberaba promove encontro de formação

 

Compartilhe!

Uberaba sedia a 26ª Assembleia Regional do Laicato do Regional Leste 2

Nos dias 3, 4 e 5 de maio foi realizada na Arquidiocese de Uberaba a 26ª Assembleia Regional do Laicato / Encontro do Laicato Regional Leste II, no Centro de Pastoral João Paulo II. O encontro iniciou com o vídeo do arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, dando as boas vindas e justificando sua ausência, por estar participando da 57º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, ocorrida entre os dias 1º e 10 de maio, em Aparecida (SP).

Com momentos de comunicação e socialização, os dias foram marcados por formação, repasse de informações e orientações. Com a presença e assessoria do Padre Alfredo J. Gonçalves, sacerdote scalabriano, foram discutidas temáticas atuais, além do assessor motivar os cristãos leigos e leigas a “continuarem plantando, mesmo em época que não é de colheita”.

Padre Alfredinho, como é chamado, apresentou aos cristãos leigos e leigas a necessidade de reverem suas práticas de lutas, pois “não é preciso diminuir a luz do outro para que a nossa luz brilhe mais”. Apontou também a necessidade de “deixar de chororô e partir para as encruzilhadas”. O assessor falou ainda sobre a importância da linguagem como instrumento de testemunho para melhor compreensão e adesão dos leigos em geral. “Usar a linguagem nos diferentes areópagos”. Reforçou a necessidade de ter essa sensibilidade ao convidar as pessoas para integrarem o Conselho de Leigos.

A Assembleia contou com a presença de 16 Dioceses do Regional Leste 2, tanto do Espírito Santo (ES) quanto de Minas Gerais (MG), totalizando 65 pessoas. Durante o encontro os participantes tiveram momentos de descontração, como a noite cultural onde foi realizada apresentações de dois grupos, sendo um de Catira (Grupo Tradição de Minas) e o segundo uma Folia de Reis, ambos os grupos de Uberaba.

Além das trocas de experiências que ocorrem durante a Assembleia, as refeições também proporcionaram momentos marcados por diálogos, recheados de risadas. Um dos destaques da Assembleia foi a presença da deputada estadual Marilene Alves de Souza (Leninha), eleita nas eleições de 2018. Leninha contou como foi sua caminhada para ser eleita, além de explanar a importância de vencer o preconceito “de que todos que entram para a política vão se tornar corruptos”.

Segundo os cristãos leigos e leigas, ao final da Assembleia o sentimento foi de satisfação, além de declararem estar motivados para retornarem para suas Dioceses e continuarem o trabalho. O encontro foi encerrado com o convite para o 7º Encontro Nacional do Laicato, que acontecerá de 20 a 23 de junho de 2019, em Cuiabá (Mato Grosso).

Ana Paula Marçal Silva – Comunicação do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Uberaba.

 

LEIA MAIS

Conselho Nacional do Laicato do Brasil realiza assembleia em Uberaba.

 

Confira as entrevistas realizadas pela assessoria de imprensa da Arquidiocese de Uberaba durante a Assembleia:

Confira todas as entrevistas no canal da Arquidiocese de Uberaba no Youtube, aqui.

 

Compartilhe!

Comunidade Santa Rita de Cássia, no Jardim Anatê, celebra a padroeira de 17 a 22 de maio

A Comunidade Santa Rita de Cássia, pertencente à Quase Paróquia São Miguel Arcanjo, celebra festa em louvor à padroeira nos dias 17, 18, 19 e 22 de maio. Todos os dias, Santa Missa às 19h. No dia 22 de maio, dia da festa, a Santa Missa será seguida da procissão. Padre Otair Cardoso e comunidade convidam a todos para participarem da festa.

A Comunidade Santa Rita de Cássia está localizada à Praça Jardim Anatê II.

 

Compartilhe!

Paróquia São Sebastião, em Tapira, inicia nesta quarta-feira (15) Tríduo preparatório para a Festa de Santa Rita de Cássia

A Paróquia São Sebastião na cidade de Tapira (MG) começa neste dia 15 de maio, Tríduo em preparação para a Festa de Santa Rita de Cássia, na Capela dedica à Santa, nas Areias. Durante o Tríduo (dias 15, 16 e 17 de maio), será rezado Terço Mariano às 19h, seguido da Santa Missa. No dia da festa, dia 18 de maio, Terço Mariano às 18h30, seguido da Missa Sertaneja e procissão.

“Venha Celebrar conosco! Vamos dar início a Construção da Capela”, convida o pároco, Pe. Alvimar Bhering.

Confira a programação:

A Capela dedicada a Santa Rita de Cássia está localizada nas Areais, comunidade rural de Tapira (MG).

Outras informações, Paróquia São Sebastião: (34) 3633-1229

 

Compartilhe!

Pastoral da Saúde realiza Tríduo em Louvor a Nossa Senhora da Saúde de 17 a 19 de maio

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba realizará nos dias 17, 18 e 19 de maio, Tríduo em Louvor a Nossa Senhora da Saúde, com Santa Missa às 18h. O Tríduo acontecerá na Capela do Hospital São Domingos (Rua da Constituição, 751, bairro Nossa Sra. da Abadia, Uberaba). Todos são convidados a participar.

Com informações da coordenação da A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba.

 

Compartilhe!

Comissão Bíblico-catequética realiza encontro arquidiocesano de catequistas no próximo domingo (19)

A Comissão Bíblico-catequética da Arquidiocese de Uberaba irá realizar o 1º Encontro Arquidiocesano de Catequistas de 2019 no próximo domingo, dia 19 de maio, de 8h às 16h30. Para melhor acomodar os participantes, uma vez que o número de inscrições excedeu o previsto, o encontro será realizado no Centro Cultural Cenecista Joubert Carvalho (Rua Dr. Ludovice, 370, bairro Nossa Sra. da Abadia, Uberaba).

Segundo a coordenadora arquidiocesana, Cláudia Beatriz Mota, o encontro faz parte da programação anual da Comissão Bíblico-catequética. “Teremos este encontro nos meses de maio, agosto e dezembro”, informa. Ainda segundo a coordenadora, 507 catequistas inscreveram-se para este primeiro encontro. Padre Marcelo Lázaro irá assessorar o encontro e trabalhará com os catequistas presentes um Estudo Bíblico sobre o Antigo Testamento.

Com informações da coordenação da Comissão Bíblico-catequética da Arquidiocese de Uberaba

 

Compartilhe!

Passeata na próxima sexta-feira (17), em Uberaba, marcará o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em âmbito nacional, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) é o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações. Em Uberaba, a Campanha Faça Bonito, da qual participam ativamente a Casa do Adolescente Guadalupe juntamente com órgãos públicos, escolas, empresas e outras instituições, programou para 2019 várias ações com encerramento no dia 17 de maio.

Neste dia (17), será realizada uma passeata pelas ruas do centro de Uberaba e certificação das instituições que participaram de ações durante o período de 18 de maio de 2018 a 18 de maio de 2019, na Câmara Municipal.

O dia 18 de maio foi escolhido pois em 1973 um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Nome de uma criança de apenas oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e assassinada por jovens de classe média alta da cidade de Vitória (ES) e apesar de sua natureza hedionda, até hoje o crime está impune.

A Casa do Adolescente Guadalupe juntamente com o Instituto Irmãs Ursulinas, Escola Estadual Leandro Antônio de Vito, Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, Escola Estadual Santa Terezinha e Escola Municipal Boa Vista farão uma passeata no dia 17 de maio, de 8h30 às 10h30, pelas ruas do bairro Jardim Triângulo até a Paróquia Nossa Senhora das Graças. O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a população a participar na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes.

“A população tem um papel fundamental na defesa desses direitos, quanto mais falarmos e nos informarmos sobre o tema da campanha teremos condições de denunciar e proteger aqueles que mais sofrem com esse tipo de violência: nossas crianças e adolescentes”, afirma Padre Sérgio Augusto Faria Vidal, religioso somasco, um dos responsáveis pela Casa do Adolescente Guadalupe.

*Com informações da Casa do Adolescente Guadalupe

Contato: (34) 3312-0567

 

Compartilhe!

Pastoral Universitária e Ministério Universidades Renovadas convidam para momento de espiritualidade no dia 19 de maio

A Pastoral Universitária juntamente com o Ministério Universidades Renovadas (MUR) convida todos os universitários e servidores das universidades de Uberaba para um momento de espiritualidade e formação. O evento será realizado no dia 19 de maio (domingo), às 9h, na Igreja São Domingos (R. Lauro Borges, 272, bairro Estados Unidos, Uberaba). A taxa de inscrição é de R$10,00. O encontro terá a participação do Frei Maurice Bon-Fils Yelome, OP, e de todos os Grupos de Oração Universitários (GOU’s) da Arquidiocese de Uberaba.

Outras informações e inscrições, pelos números: (34) 9141-8824 Maria / (34) 8846-6813 Thamyres / (35) 9226-9107 Carol / (16) 99124-8220 João / (16) 98141-6550 Maria Eduarda / (16) 98158-5766 Layla

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da Pastoral Universitária e Ministério Universidades Renovadas (MUR)

 

Compartilhe!

Palestra sobre os “Desafios atuais do casal e da família” será realizada no próximo sábado, dia 18 de maio, na Uniube

Maria Aparecida Quesado Nicoletti, médica e psicanalista, com vasta formação acadêmica, ministrará no próximo dia 18 de maio (sábado), às 9h, palestra sobre os “Desafios atuais do casal e da família: uma contribuição da psicanálise”, na Sala Cecília Palmério, na Uniube (Centro). A Arquidiocese de Uberaba, por meio da coordenação arquidiocesana de Pastoral, reforça o convite, dada a importância da temática que será abordada, principalmente para casais.

As informações completas estão no cartaz:

Inscrições e outras informações pelo telefone: (34) 3333-7300 ou WhatsApp: (34) 9 8871-0137

 

Com informações de Maria Oneide, psicóloga, integrante do ECC (Encontro de  da Arquidiocese de Uberaba.

 

Compartilhe!

Começa nesta sexta-feira (10) festa da comunidade Nossa Senhora da Alegria, no bairro Abadia

De 10 a 19 de maio, a comunidade Nossa Senhora da Alegria, pertencente ao Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, em Uberaba, celebra festa em louvor à padroeira. Todos os dias, oração do Terço às 19h e Santa Missa às 19h30. Após as celebrações, animada quermesse.

“É um tempo de graça em nossa comunidade. Deus deseja derramar bênçãos sobre nós pela intercessão de Nossa Senhora da Alegria”, afirma Carlos Alberto Ferreira, coordenador da festa.

No dia 16 de maio, Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba, presidirá a Santa Missa, às 19h30.

No dia 19 de maio, grande dia da festa, haverá Missa Solene às 18h com Coroação de Nossa Senhora da Alegria, seguida de procissão pelas ruas Guia Lopes, Eduardo Formiga, Sargento Benedito Santiago e Estrela do Sul. É pedido a todos que enfeitem suas casas.

*Correção do cartaz: Missa às 19h30

A Capela da Nossa Senhora da Alegria está localizada à Rua Guia Lopes, nº1182, bairro Abadia.

 

Compartilhe!