Comissão arquidiocesana da Ação Social Transformadora promove encontro para estudo da Doutrina Social da Igreja

A formação foi assessorada pelo Frei Maurice Bon Fils Yelome, OP, dominicano, residente em Uberaba, na Paróquia de São Domingos

No dia 8 de setembro, a Arquidiocese de Uberaba, através da Comissão Arquidiocesana de Ação Social Transformadora, realizou um Encontro Arquidiocesano para Estudo da Doutrina Social da Igreja no Centro Pastoral João Paulo II. Esta ação contemplou o que já estava previsto no Plano Arquidiocesano de Pastoral.

A formação foi assessorada pelo dominicano, Frei Mauricy, residente em Uberaba, na Paróquia de São Domingos. Este enfatizou o compromisso da Igreja frente às realidades corrompidas da sociedade que destroem a dignidade humano, convidado os presentes a assumirem coerentemente o Evangelho de Jesus Cristo na vida das pessoas, lutando e defendendo-as dos ataques das realidades atuais, fazendo-nos lembrar do Evangelho de Mateus 25. Dom Paulo, Arcebispo Metropolitano, em sua palavra, agradeceu a participação e enfatizou o engajamento de todos na luta em favor da vida e dignidade humana.

Com a participação de aproximadamente 80 pessoas das diversas paróquias da cidade de Uberaba e de outros municípios pertencentes à Arquidiocese, ao término da formação, o Pe. José Edilson da Silva, assessor arquidiocesano da Comissão de Ação Social Transformadora, provocou os presentes a algumas ações concretas, afirmando que não se pode ter um encontro com tanta motivação e não termos alguns trabalhos concretos, uma vez que nossa Arquidiocese não tem um trabalho visível na dimensão social, a não ser as ações realizadas nas comunidades paroquiais, onde é preciso ter este rosto do Cristo no rosto dos pobres.

Assim, foram sugeridas algumas propostas de ação para serem executadas ainda neste ano, como:

  • Realização do Fórum das Pastorais Sociais;
  • Participação na XXII Romaria das Águas e da Terra em 10 de Novembro no Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria-MG;
  • Realização do Dia Mundial dos Pobres, com ações contempladas durante a semana que antecede;
  • Participação dos presentes na Comissão de Ação Social Transformadora e de Direitos Humanos.
  • Criação de um grupo de watssap para articulação destas e outras ações.

O momento formativo foi fortalecido pela Celebração da Eucaristia, presidida pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Mons. Célio Pereira Lima.

Que o Senhor possa fortalecer a todos os participantes e que a fé que trazemos dentro de nós seja transmitida em compromisso aos mais necessitados que são os prediletos do Reino.

Pe. José Edilson da Silva

Assessor Espiritual da Comissão Arquidiocesana da Ação Social Transformadora

 

Confira fotos

*Fotos de Patrícia Gonçalves da Silva

 

LEIA MAIS

Conheça o trabalho da Comissão Social da Transformadora na Arquidiocese de Uberaba

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *