Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo completa 202 anos de história

Há 202 anos, São Gaspar Bertoni reunia-se com seus companheiros para uma missão: fundar a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, mais conhecidos como Missionários Estigmatinos. Neste dia 4 de novembro, aniversário da Congregação, trazemos um pouco da história, contada pelo padre estigmatino, Pe. Alexsandro Ribeiro Nunes, pároco do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, em Uberaba.

História

A palavra “Estigmatino” vem de estigma, que são os sinais da paixão de Cristo que ficaram na Ressurreição. A espiritualidade estigmatina tem como base o abandono em Deus; a meditação sobre a morte e Ressurreição de Cristo, rezando a vida a partir dos estigmas; a devoção ao Santos Esposos, Maria e São José, vivendo como “monges em casa e apóstolos fora”, como nos pediu São Gaspar Bertoni, nosso Fundador.

São Gaspar Bertoni nasceu na cidade de Verona em 9 de outubro de 1777, ordenou sacerdote no dia 20 de setembro de 1800 e fundou a Congregação na Igreja dos Estigmas de São Francisco, em Verona, no dia 4 de novembro de 1816. Morreu em 12 de junho de 1853 na mesma cidade, no norte da Itália. O santo fundou a Congregação para o auxílio dos bispos como missionário apostólicos junto aos jovens, para formação e assistência ao clero e para a missão.

Os Estigmatinos chegaram ao Brasil em 1910, onde instalaram-se e fundaram várias casas nestes 108 anos. Os Estigmatinos estão presentes em Uberaba desde 1935, com a chegada do Pe. Albino Sella e seus companheiros. No ano de 1990, em Uberaba, foi instalado o noviciado da Congregação no Brasil, com o Pe. João Carlos Seneme, hoje bispo de Toledo, no Paraná. O noviciado é uma etapa da formação onde a pessoa prepara para fazer os seus votos de pobreza, castidade e obediência assumindo definitivamente a vida religiosa consagrada. O noviciado foi transferido de Uberaba, em 2013, para a cidade Corumbataí, na Fazenda Santana.

Padre Alexsandro Ribeiro Nunes, pároco do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia em Uberaba

 

Confira em vídeo a narrativa do Pe. Alex sobre a história dos Estigmatinos:

Confira também o documentário feito em 2016 por ocasião dos 200 anos da Congregação:

Conheça a página da Congregação:

http://estigmatinos.com/congregacao

 

Parabéns, Estigmatinos!

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *