Dom Paulo participa de reunião estadual das CEBs em Belo Horizonte (MG)

A reunião promoveu reflexões sobre o documento 109 da CNBB

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba, é o Bispo referencial das CEBs no Regional Leste 2 da CNBB e esteve presente na reunião promovida pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), nos dias 2 e 3 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

O encontro contou com a presença do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Azevedo de Oliveira. Durante a reunião foram abordados o compromisso Batismal, na construção do Reino fundamentando nos quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão, conforme elenca as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Documento 109 da CNBB).

Para Dom Paulo, as Comunidades Eclesiais de Base são uma grande força evangelizadora e formadora de lideranças cristãs nas comunidades. “As Comunidades Eclesiais de Base têm um jeito próprio de ser Igreja. Elas fazem o esforço de viver como as comunidades dos primeiros cristãos, centradas na reflexão da Palavra de Deus, fazendo o exercício de ligar, na prática, a fé com a vida. Todos os delegados e as delegadas presentes se mostraram profundamente preocupados com o processo evangelizador da Igreja para os dias de hoje”.

Sobre o encontro, Dom Paulo destaca que a avaliação foi marcada por uma grande espiritualidade, tendo sua culminância com a Celebração Eucarística na Matriz da Paróquia São Tarcísio, Nova Cintra, em Belo Horizonte. “Tivemos a presença de delegados vindos de vinte Arquidioceses e Dioceses do Regional. Lamentamos a ausência de oito delas, porque ficam fora da unidade e da riqueza de estar somando forças no seu conjunto”.

Para encerrar houve um momento de oração preparado pelas lideranças das CEBs da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida.

Confira, na íntegra, a palavra de Dom Paulo sobre o encontro. Clique aqui.

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *