Dom Paulo preside missa de abertura do Mês Missionário Extraordinário nesta terça-feira (01)

A abertura oficial será realizada na Matriz de Santa Teresinha, durante a festa da padroeira, neste dia 1º de outubro. A celebração eucarística será presidida por Dom Paulo, às 19h.

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba, convida todos os arquidiocesanos para participarem da abertura do Mês Missionário Extraordinário, celebrado em outubro de 2019. Convocado pelo Papa Francisco em outubro de 2017, o mês missionário quer despertar a consciência da missão “ad gentes”, além fronteiras, e retomar com um novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. O tema é: “Batizados e enviados – A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

A Campanha Missionária é realizada no Brasil desde 1972, sempre no mês de outubro. “Este ano ela ganha um maior impulso eclesial com a feliz coincidência do Mês Missionário Extraordinário e do Sínodo para a Amazônia”, informa a CNBB em seu site oficial.

Arquidiocese de Uberaba

Nesta terça-feira, dia 1º de outubro, a Igreja Católica celebra Santa Teresinha do Menino Jesus, considerada a Patrona das Missões. O dia marca o início do Mês Missionário Extraordinário da Arquidiocese de Uberaba, a abertura oficial será realizada na Matriz de Santa Teresinha, no bairro Fabrício, durante a festa da padroeira. A celebração eucarística será presidida por Dom Paulo, às 19h.

A Arquidiocese de Uberaba iniciou as atividades em preparação para o Mês Missionário no início do mês de setembro, com a peregrinação da Cruz e Bandeira Missionária pelas Regiões Pastorais da Arquidiocese.

História e contexto

Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário (MME) em outubro de 2019, para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud, de seu predecessor o Papa Bento XV. “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” é o tema do MME. Despertar em medida maior a consciência da missão ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral é o objetivo deste mês.

A ação está em sintonia com a exortação apostólica Evangelii Gaudium: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG, 15). Deste modo, a Campanha Missionária 2019 foi enriquecida com a convocação do Papa Francisco.

A Campanha Missionária no Brasil, realizada desde 1972, produz materiais de animação missionária para todas Igrejas Particulares do Brasil, tais como: novena missionária, cartazes, santinhos com oração missionária, envelopes e vídeos com testemunhos missionários.

Fonte: Pontifícias Obras Missionárias e CNBB

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *