Nota de esclarecimento: Catedral se pronuncia a respeito de ‘fake news’

A Catedral Metropolitana de Uberaba desmente associação à leitura de carta que faz menção a partido político

Desde a última segunda-feira (2), um áudio sobre carta lida na “Catedral” ao final de uma missa, vem sendo divulgado em aplicativo de mensagem. Pelo áudio, não é possível verificar a cidade em questão, por não haver informações detalhadas. O áudio compartilhado afirma que o celebrante leu uma carta de cunho partidário, ao final da missa, a pedido da CNBB.

A Arquidiocese de Uberaba, na figura do pároco da Catedral Metropolitana, Mons. Valmir Ribeiro, desmente que o fato tenha acontecidoem Uberaba. A Arquidiocese reitera não se tratar da Catedral Metropolitana de Uberaba.

Em 2018, na mensagem para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco chamou a atenção para a disseminação de notícias falsas, principalmente nas redes sociais, onde se propagam rapidamente.

“Falsas mas verosímeis, tais notícias são capciosas, no sentido que se mostram hábeis a capturar a atenção dos destinatários, apoiando-se sobre estereótipos e preconceitos generalizados no seio dum certo tecido social, explorando emoções imediatas e fáceis de suscitar como a ansiedade, o desprezo, a ira e a frustração. A sua difusão pode contar com um uso manipulador das redes sociais e das lógicas que subjazem ao seu funcionamento: assim os conteúdos, embora desprovidos de fundamento, ganham tal visibilidade que os próprios desmentidos categorizados dificilmente conseguem circunscrever os seus danos”, escreveu o Santo Padre.

“A Catedral Metropolitana reitera o desconhecimento de tal carta e situação e ao mesmo tempo pede à toda Comunidade católica uberabense que ajude no esclarecimento de tal situação e repasse desta mensagem”, afirmou a secretária paroquial da Catedral Metropolitana de Uberaba, Amanda Oliveira.

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *