O que é a Pastoral do Batismo e qual a sua importância para a comunidade?

Para nos explicar o que é a Pastoral do Batismo e a sua importância para a comunidade, convidamos os coordenadores arquidiocesanos desta Pastoral, Aparecida de Fátima Leandro Jacinto (Cidinha) e João Jacinto Filho, para nos contar um pouco de suas experiências frente a este trabalho.

Aparecida de Fátima Leandro Jacinto (Cidinha) e João Jacinto Filho, coordenadores arquidiocesanos da Pastoral do Batismo

Entrevista

  • Há quanto tempo vocês estão à frente da Pastoral do Batismo?

Coordenadores:  Estamos há um ano à frente da Pastoral do Batismo Arquidiocesana, já em nossa paróquia estamos há oito anos.

  • O que é a Pastoral do Batismo?

Coordenadores:  A Pastoral do Batismo é um grupo de pessoas engajadas na Igreja com o objetivo de preparar pais e padrinhos que buscam o Sacramento do Batismo para seus filhos, e também adultos, que não receberam o Sacramento.

  • Qual a importância de existir uma pastoral dedicada ao Sacramento do Batismo?

Coordenadores:  O Sacramento do Batismo é a porta de entrada ao Cristianismo, para a vida de Igreja e sem o Batismo não recebemos os outros Sacramentos. A função da pastoral é acolher, preparar e acompanhar aqueles que procuram o Sacramento. A pastoral apresenta a essas pessoas o sentido e a importância do Sacramento, para não deixar que o momento seja apenas um ato social.

  • Sobre o Encontro da Pastoral do Batismo neste domingo (25), qual o objetivo desse encontro formativo?

Coordenadores:  O objetivo do encontro é unirmos os coordenadores da Pastoral do Batismo e agentes de cada paróquia de nossa Arquidiocese e lançarmos sugestões de trabalho conforme o que pede a Igreja nesse momento de Iniciação à Vida Cristã e da “Igreja em saída”.

  • Nos conte sobre a alegria de estarem à frente da pastoral que representa um sacramento tão bonito, quanto o Batismo.

Coordenadores:  Sentimos agraciados e abençoados à frente de uma responsabilidade tão importante. Estar na Pastoral do Batismo é estar próximo de Cristo. A vida do cristão começa com o Sacramento do Batismo e poder preparar famílias para o Sacramento é gratificante, é o início de vida cristã dessas crianças e também estarmos fortificando nossa fé.

Jordana Moreira
Assessora de Imprensa

 

Quer saber quais são as mudanças que estão em percurso na formação para o Sacramento do Batismo? Padre Fabiano Roberto nos explica, clique aqui.

Compartilhe!
1 responder
  1. Avatar
    Ériston Reis says:

    Muito agraciado pelas palavras , pela dedicação e responsabilidade que vocês tem pela pastoral.
    Fico entusiasmado por sua dedicação no qual, me motiva a me dedicar mais a este serviço de amor fraterno.
    Estou recentemente como coordenador da pastoral em minha paróquia na cidade de Capanema – Pá.
    Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. – Diocese de Castanhal.

    Muito obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *