Obra Social São Bento: oportunidade de aprendizagem para geração de renda

A Obra Social São Bento se constitui de uma série de ações desenvolvidas ao longo de vinte e cinco anos, por um grupo permanente de voluntárias oblatas que abraçaram com responsabilidade e extremo apreço essa causa nobre. Dotado de sede própria e equipamentos que foram sendo doados e adquiridos, durante esse período de mais de duas décadas, o núcleo de atividades apoiou instituições e famílias, mediante a oferta de vestes confeccionadas para o Hospital Hélio Angotti, enxovais para recém-nascidos e roupas de criança. Também desenvolveram um trabalho de visita à Creches, levando lanche especial para os alunos matriculados e de doação de cesta básica para famílias necessitadas. Para captar recursos financeiros, realizavam um grande bazar de fim-de-ano.

O histórico do núcleo de trabalho, os materiais ainda disponíveis e o equipamento que compõem o seu acervo, bem como a demanda que não desapareceu, apontaram para premência da retomada das atividades. Essa perspectiva foi estudada e definidos os meios para viabilizar a reestruturação da equipe e da dinâmica do núcleo de forma que a Obra Social São Bento prossiga sua jornada de prestação de serviços à comunidade uberabense como sempre fez, buscando, no entanto, a conveniente adequação às condições e necessidades atuais.

A Obra Social São Bento, conforme definiu Irmã Felicidade, responsável pela iniciativa, tem por objetivo geral manter e compartilhar um espaço de trabalho participativo, voltado para a promoção da economia solidária. Como objetivo específico, distingue-se a oferta de oportunidades de aprendizagem na área de artesanato, costura e de outras habilidades que viabilizem geração de renda mediante as iniciativas das pessoas atendidas, participantes dos cursos a serem ministrados.

Obra Social São Bento em 2019

Maria Helena Ciriani e Irmã Felicidade, OSB, na sede da Obra Social São Bento.

Para dar início a essa nova fase de trabalho da Obra Social São Bento, foi elaborado o planejamento de atividades para o ano de 2019. A escultora Maria Helena Ciriani, artista muito apreciada e querida pela comunidade uberabense, foi convidada para assumir a condução do primeiro curso: Artesanato – Elaboração de Peças Finas (Religiosas e Florais).

São apenas 15 vagas disponíveis e as inscrições serão feitas de 25 de fevereiro a 1º de março, no próprio Mosteiro de Nossa Senhora da Glória. A duração do Curso será de três meses. Os materiais e equipamentos específicos necessários serão adquiridos pelos próprios participantes.

Os cursos ministrados na Obra Social São Bento serão encerrados com uma Mostra de Trabalhos que se constituirá em um bazar cuja renda reverterá para a própria Obra Social. Essa mostra terá um cunho de divulgação e de promoção junto à comunidade uberabense, num convite para obtenção de novos apoios e a adesão de novos Professores (as) e alunos (as).

A Obra Social São Bento tem um perfil diferenciado e está em busca de um protagonismo que marque a sua identidade como instituição interessada na oferta de opções de engajamento e cooperação e, ao mesmo tempo, de promoção do seu público-alvo, de forma que o mesmo possa, a partir da oferta de aprendizagem e habilitação, atender sua própria demanda, sendo valorizado em suas potencialidades, desenvolvendo-as, e também, afirmando a sua capacidade de gerar renda.

Por outro lado, a Obra Social São Bento, assume como missão essa oferta de testemunho solidário cristão, mediante o compromisso de descobrir como fazer para fazer em parceria , constituindo-se em apoio fraterno junto aos que necessitam de amparo.

Trata-se, sobretudo, de uma oblação, bem compreendida e vivida em profundidade, uma oferta de si a Deus e ao semelhante que se converta em sustentáculo para todos os participantes da Obra Social São Bento, assegurando-lhes graças e socorros que os auxiliem a melhor cumprir os deveres de seu estado, na vida conjugal e familiar e na vida profissional ou social.

Para outras informações: (34) 3338-2566 / 3338-2245

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 380

Obra Social São Bento
Mosteiro de Nossa Senhora da Glória

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *