Paróquia promove Semana de Planejamento Pastoral Paroquial

Teve início nesta segunda-feira (07), a Semana de Planejamento Pastoral Paroquial da paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Uberaba. O objetivo da Semana é avaliar a caminhada paroquial e afirmar algumas prioridades pastorais e administrativas para o ano de 2019. De acordo com o pároco, padre Sérgio Augusto Faria Vidal, a Semana tem como base o Diretório de Pastoral da Arquidiocese de Uberaba 2017-2019 e leva em consideração a realidade da paróquia.

Na segunda-feira (07), após a celebração da Santa Missa, as atividades começaram com uma reflexão sobre o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: a nova paróquia”. Segundo padre Sérgio, a convocação foi para todos os agentes de pastorais, movimentos e comunidades.

Na terça-feira (08), após a Santa Missa celebrada às 19h, os trabalhos foram retomados pelos grupos (pastorais, movimentos e comunidades) respondendo à três perguntas:

  1. Diante do que já vem sendo realizado em sua pastoral, movimento e comunidade, o que está bom e precisa ser continuado?
  2. O que precisa ser melhorado?
  3. Dê uma sugestão para ser realizado esse ano a nível paroquial.

Na quarta-feira (09), após a Santa Missa, foi realizada uma plenária com todos os participantes do dia anterior, cujo objetivo foi partilhar, discutir e refletir as respostas dos trabalhos em grupo realizados na terça-feira. Na quinta-feira (10), após a santa missa, os trabalhos seguirão a mesma dinâmica do dia anterior, para finalização da partilha dos grupos.

“Na sexta-feira, dia 11, após a Santa Missa das 19h, encerrando a Semana de Planejamento Pastoral Paroquial, haverá a primeira reunião do CPP [Conselho Pastoral Paroquial] do ano de 2019 com os coordenadores de pastorais, movimentos e comunidades para fazermos a conclusão da Semana de Planejamento Pastoral Paroquial afim de elaborarmos o Calendário Pastoral Paroquial 2019”, explica padre Sérgio.

Para o pároco, a Semana de Planejamento é a oportunidade de “construirmos juntos uma proposta de caminhada pastoral em unidade com a nossa Arquidiocese de Uberaba, seguindo a proposta do Diretório Pastoral Arquidiocesano, com o projeto de evangelização da CNBB, pela Iniciação à Vida Cristã e ainda criar uma mentalidade paroquial de pastoral de conjunto e orgânica”, afirma.

O Calendário Pastoral Paroquial será entregue oficialmente a cada pastoral, movimento e comunidades na festa de São Jerônimo Emiliani, no dia 08 de fevereiro, sexta-feira, às 19h.

 

Com informações do Padre Sérgio Augusto Faria Vidal – pároco da paróquia de Nossa Senhora das Graças.

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *