Pastoral da Comunicação arquidiocesana reúne-se para definir as primeiras metas para 2019

No dia 16 de fevereiro, sábado, os agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Arquidiocese de Uberaba realizaram sua primeira reunião de 2019 para definir os próximos passos da pastoral.

Estiveram presentes o assessor espiritual da PASCOM arquidiocesana, Monsenhor Valmir Ribeiro, e os agentes PASCOM: Aldo Serafim Júnior, Lilian Linhares, Jordana Moreira, Rejane Canedo e Renata Quirino.

A reunião teve início com a oração inicial, seguida pela palavra de acolhida do monsenhor Valmir. O assessor pediu que os agentes PASCOM Região Abadia, Aldo e Lilian, expusessem a caminhada da pastoral a nível regional (Abadia).

Lilian contou que todas as paróquias pertencentes à Região Abadia aceitaram bem a proposta de implantação da PASCOM. Aldo destacou a participação da Paróquia de Santa Luzia e citou o mural do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, em Uberaba, que presta um importante serviço de informação aos fiéis. Aldo contou que agora o Jornal Metropolitano é entregue de mão em mão, no Santuário D’Abadia, e com isso a adesão ao jornal aumentou. “Antes muitos não sabiam do que se tratava ou se era pago, entregando pessoalmente as pessoas entendem e agradecem”.

Monsenhor Valmir relembrou a caminhada feita pela PASCOM arquidiocesana junto à Região Abadia durante cinco meses, entre julho e dezembro de 2018, e colocou em pauta qual seria a próxima Região pastoral a receber a PASCOM arquidiocesana, para dar continuidade ao trabalho de articulação da PASCOM.

A escolhida foi a Região Nossa Senhora das Graças, da qual fazem parte: Paróquia Nossa Senhora das Graças, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Santa Edwiges, Paróquia Santo Expedito, Paróquia São Judas, Quase Paróquia Nossa Sra. de Lourdes – Torres, Quase Paróquia Santo Antônio de Pádua e Quase Paróquia São Miguel Arcanjo.

Monsenhor Valmir sugeriu momentos de formação para os agentes em 2019, com foco em temáticas como Jornalismo e Fotografia, além de conteúdos voltados especificamente para a PASCOM. Citou ainda a possibilidade do jornalista e professor de Jornalismo da UNIUBE (Universidade de Uberaba), Luís Fernando Oliveira, oferecer novas formações para os agentes.

Rejane Canedo, agente PASCOM arquidiocesana e da Paróquia de São Geraldo Majela, citou os Cursos de Verão oferecidos pela Faculdade CNEC de Educação de Uberaba – FACEUB, como oportunidades de formação e capacitação para os agentes pastorais envolvidos em atividades da área da Comunicação na Igreja. Rejane verá a possibilidade de uma parceria entre a faculdade e a PASCOM da Arquidiocese de Uberaba.

Durante a reunião, monsenhor Valmir relatou a necessidade de um(a) novo(a) coordenador(a) arquidiocesano(a) da Pastoral, para auxiliar a então coordenadora da PASCOM arquidiocesana, Amanda Oliveira. Lilian aceitou o convite e agora, juntamente com Amanda, integra a coordenação arquidiocesana da PASCOM.

A próxima reunião será no dia 9 de março, às 10h30, no salão paroquial da Catedral Metropolitana de Uberaba (entrada pela Rua Olegário Maciel).

 

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *