Pastoral da Educação arquidiocesana convida toda a comunidade cristã para a celebração do dia dos professores

O convite é para que no próximo domingo, dia 13 de outubro, todas as paróquias e comunidades celebrem a data destacando a importância do/a professor/a

No próximo dia 15 de outubro comemora-se o dia das professoras e dos professores. Uma data muito expressiva e que requer profundas reflexões. A Arquidiocese de Uberaba, sabendo da importância ímpar deste profissional na construção de conhecimento e valores estratégicos para uma vida mais plena e cidadã, sabe da necessidade e importância de se comemorar essa data em todas as Igrejas e Comunidades da Arquidiocese, no Domingo que antecede o dia dos Professores.

Afinal, o que é ser professor(a) num tempo em que a sociedade faz tantas cobranças sem, muitas vezes, compreender o real significado e sobretudo alcance da profissão, com seus atuais impasses? Daí a necessidade de continuar perseguindo um sentido mais abrangente da profissão, tendo em vista a necessidade de compreender que este profissional não é o único educador – de vez que sobre ele/ela recaem cobranças em relação à vida de nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos, dado uma relação cotidiana.

Recuperar o sentido integral da profissão, requer voltar a Jesus Cristo, reconhecer o valor que ele teve e continua tendo em nossas vidas como o grande educador da humanidade, sem nos esquecermos de refletir sobre os problemas que, cada vez mais, nos inquietam no dia a dia – e que não são poucos: dignidade profissional docente, perseguição implacável de uma ética profissional como porta de entrada de qualquer ação educacional.

Jesus Cristo, nosso Educador Primeiro, soube, através de seus gestos simples e profundos, doar todo o seu amor e compromisso, mediatizado pelo diálogo para ensinar e aprender com todos, vide Evangelho de Lucas 17, 11-19, que hoje ouvimos tão atentamente, sem ser recompensado e entendido. Assim, também, é a realidade de muitos educadores, que, silenciosamente, se colocam, de maneira humana e comprometida, a serviço de todos que cruzam seus caminhos.

Desta maneira, precisamos continuar a exercer o papel de uma Igreja comprometida, de modo a nos colocarmos à frente de nosso tempo e passarmos a exercer um papel de lutadores incansáveis por uma educação justa e de qualidade para todos.

Para que possamos, a partir de uma celebração de resistência, avaliação e agradecimento, alimentada com a presença sólida de Jesus Cristo no meio de nós, nos fortalecer e renovar nossas esperanças, na certeza de que, apesar de todas as dificuldades, continuemos persistentes e acreditando que educar é possibilitar, permanentemente, o encantamento da vida, na esperança da construção de uma nova sociedade possível. Parabéns e força a todos os educadores e educadoras de nossa Arquidiocese de Uberaba.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba

Confira o convite do arcebispo:

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *