Pastoral da Saúde arquidiocesana realiza 1º Congresso da Província Eclesiástica de Uberaba

A Arquidiocese de Uberaba, por intermédio dos coordenadores das Pastorais da Saúde arquidiocesana e das Dioceses de Uberlândia, Ituiutaba e Patos de Minas, juntamente com a coordenação da Pastoral da Saúde do Regional Leste 2 da CNBB, convidam a todos os membros da Pastoral da Saúde e demais interessados para participarem do I Congresso Provincial de Humanização da Pastoral da Saúde da Província de Uberaba.

O congresso acontecerá no dia 18 de novembro (domingo), de 8h às 17h, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Dores, localizado na Praça Tomás Ulhôa, 360, Bairro Abadia, Uberaba.

Neste Ano do Laicato, a programação do congresso visa enfatizar aspectos relacionados ao cuidado da saúde, envolvendo o doente e seu cuidador – este último muitas vezes um familiar ou mesmo um agente de pastoral da saúde.

A abordagem de abertura será, como todo ano, o tema da Campanha da Fraternidade proposta para 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas.”

Inscrições

O valor da inscrição é R$ 15,00, com direito ao lanche e almoço. As inscrições podem ser feitas por e-mail ou por telefone, pelos contatos:

Ana Maria: anafoliveira88@gmail.com

(34) 9 9170-5925

Denise: denisetiburcio@com4.com.br

(34) 9 9149-9764

Emília: emilia.jaconiba@gmail.com

(34) 9 9159-7102

Programação

De 8h às 9h Credenciamento e café da manhã;

De 9h01 às 9h45 Palestra “Campanha da Fraternidade/2019 – Tema: Fraternidade e Políticas Públicas”.  Lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1, 27) Palestrante Pe. Nelito Dornelas.

De 9h46 às 10h25 Palestra “A importância do Cuidador/a na Vida do Acamado/a”  Palestrante: Psicóloga Yolanda Rocha e Silva.

De 10h30 às 11h10 Palestra “Os Aspectos Psicológicos do Doente Hospitalar, do Acamado/a e do Cuidador/a” Palestrante: Psicóloga Dra. Sandra Abadia Andrade.

De 11h10 às 12h Palestra “Cristologia e Espiritualidade na Pastoral da Saúde”  Pe. Selmo Donizetti Mazeto.

De 12h05 às 13h20 Intervalo para almoço

De 13h30 às 14h10 “Atividade Física e a Saúde na Melhor Idade” Prof. Educação Física – Samir Messias de Freitas

De 14h15 às 15h “O Protagonismo dos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”  Jurandir Ferreira

15h01 às 16h Santa Missa

16h05 Encerramento com decisão sobre o local do Congresso em 2019 e entrega da avaliação.

Errata: O e-mail correto da Ana Maria é: anafoliveira88@gmail.com

Congresso Provincial da Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba promoverá em novembro de 2018 o I Congresso Provincial de Humanização da Pastoral da Saúde da Província de Uberaba, com o tema: “O protagonismo dos leigos e leigas na promoção da saúde e da esperança”.

O evento, realizado anualmente, recebia anteriormente o nome de Congresso Interdiocesano, revezando sua organização entre Uberaba e Uberlândia. Este ano passa a ser Congresso Provincial, estendendo sua área de abrangência .

Tendo como missão “priorizar a vida e testemunhar o Evangelho no mundo da saúde” e como visão “ser um trabalho organizado, educativo e de evangelização em nosso território, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida”, a Pastoral da Saúde “representa a atividade desempenhada pela Igreja no setor saúde e manifesta a ternura de Deus para com a humanidade que sofre”.

Contando com a presença de palestrantes representantes do clero, profissionais da saúde e leigos e leigas comprometidos com este trabalho de doação aos irmãos enfermos, o evento é aberto a qualquer pessoa interessada nessas questões, mesmo que não seja agente de pastoral da saúde. Todos são bem-vindos, inclusive estudantes e profissionais da saúde, que lidam diretamente com as questões do atendimento e prestação de cuidados aos doentes.

A equipe de coordenação da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba  aguarda cada um com muito carinho, lembrando o que disse São Camilo de Lellis (padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde): “Ao cuidar dos doentes, coloquem mais coração nas mãos, irmãos!”

“Tenham coragem. Não tenham medo de sonhar coisas grandes!” (Papa Francisco)

Uberaba (MG), 18 de novembro de 2018.

Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *