Reinauguração de Capela marca os 70 anos das irmãs Beneditinas em Uberaba

A reinauguração da capela de Nossa Senhora da Glória, no início de setembro, marcou as comemorações dos 70 anos da chegada das irmãs Beneditinas em Uberaba. Na oportunidade, a Câmara de Vereadores homenageou a Ordem pela vida de oração dedicada ao povo.

Centenas de fiéis participaram de Missa Solene presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada por bispos beneditinos, monges e padres diocesanos. A convite das irmãs de Uberaba também vieram beneditinas de várias casas espalhadas pelo Brasil. Os cantos da missa foram todos gregorianos.

Um dos momentos importantes da missa foi o rito solene da Dedicação da Igreja Abacial do Mosteiro de Nossa Senhora da Glória ao Senhor Deus. O ato foi marcado pela unção do altar e das paredes da capela, através de cruzes instaladas nos quatro cantos do templo. Também chamou a atenção dos fiéis o rito da iluminação do altar, para que a luz de Cristo resplandeça na Igreja e conduza os povos à plenitude da verdade.

Durante a celebração, as irmãs Beneditinas ressaltaram a importância da reforma da capela, obra que durou 17 meses, tendo começado em maio de 2017. Entre as melhorias estão a substituição completa do telhado, a instalação de novo forro e também do piso. Aliás, o piso agora é em nível único, tendo sido retirado o degrau do altar, prática comum em todas as abadias e mosteiros beneditinos. O corredor de acesso à capela recebeu novo pavimento.

As obras no Mosteiro da Glória também trouxeram mudanças no sino. O atual é maior e bem mais potente, com mais notas e som harmonioso. A mesa do altar e o ambão também são novos, assim como alguns quadros de imagens sacras.

Para todas essas melhorias as irmãs Beneditinas contaram com significativo apoio da sociedade e da Paróquia São Benedito, sendo que no ano passado foram realizados Leilão de Gado e festa em louvor a São Bento nas dependências do mosteiro, com o intuito de arrecadar fundos para esse fim.

Após a celebração, através de requerimento aprovado pelo Legislativo Uberabense, apresentado pelo vereador Rubério Santos (MDB), as irmãs Beneditinas foram homenageadas com Diploma pelos 70 anos de caminhada em Uberaba. A honraria foi entregue a madre Escolástica Pimentel, abadessa do Mosteiro da Glória, pelo vereador, que ressaltou a importância das orações das irmãs Beneditinas para a comunidade.

Da Redação / Jornal Metropolitano

Confira algumas fotos:
 

Fotos de Ana Maria Almeida

Entrevista

Neste primeiro vídeo, gravado por ocasião dos 70 anos de fundação do Mosteiro de Nossa Senhora da Glória em Uberaba, madre Escolástica Pimentel, OSB, abadessa do Mosteiro, explica o significado do Solene rito da Dedicação da Igreja Abacial do Mosteiro, realizado em setembro de 2018 em Uberaba.

Neste segundo vídeo da série especial sobre a vida das irmãs beneditinas na Arquidiocese de Uberaba, madre Escolástica Pimentel, OSB, conta a história da fundação do Mosteiro em Uberaba, que em 2018 celebra seus 70 anos de fundação.

Neste terceiro vídeo da série especial sobre as irmãs beneditinas na Arquidiocese de Uberaba, madre Escolástica Pimentel, OSB, fala sobre os trabalhos desenvolvidos pelas irmãs beneditinas em Uberaba e sobre o seguimento da regra de São Bento, o “Ora et Labora” (Ora e trabalha).

Atendimento do Bazar:

De segunda à sábado de 9h às 12h e de 14h às 17h

Horário de Missa:

Segunda à sábado: 7h15

Domingo e solenidade: 7h30

Endereço do Mosteiro de Nossa Senhora da Glória:

Rua Visconde do Rio Branco, 380, São Benedito, Uberaba (MG)

Contato: (34) 3338-2566

Dom Paulo parabeniza o Mosteiro de Nossa Sra. da Glória pelos seus 70 anos:

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *