Reitor do Seminário arquidiocesano e Diretor Espiritual do propedêutico participam de encontro para formadores no Vaticano

Desde o dia 3 de novembro, o Reitor do Seminário Arquidiocesano de Uberaba, Pe. Vanderlei Izaumi da Silva, e o Diretor Espiritual do Propedêutico da Arquidiocese, Pe. José Rinaldo Trajano, estão em Roma para participar do encontro formativo que visa apresentar novas perspectivas para a formação presbiteral no Brasil.

O Seminário da Arquidiocese de Uberaba divulgou um pequeno relato enviado por Padre Vanderlei sobre o significativo momento para a formação dos seminaristas. Confira:

“Estamos vivendo nesses dias, um momento importante para a Formação Presbiteral de nossa Arquidiocese de Uberaba. Esse é o primeiro pensamento que me vem à mente, pois estamos diante da oportunidade de participarmos de uma formação para reitores e formadores na sede da Igreja Católica Apostólica Romana na cidade de Roma.

O grande anseio é a formação permanente diante de um serviço a nós confiado pelo Bispo. A preocupação que envolve este momento é a aplicação da Ratio Fundamentalis nos seminários, não como uma imposição, mas como uma proposta aberta e uma experiência a ser assumida num caminho sinodal. Os rumos da formação nos são dados pelo próprio Cristo, nós O seguimos como discípulos configurados em sua missão.

Uma outra proposta aqui lançada é a de ouvirmos e dialogarmos acerca dos desafios da formação nos tempos de hoje, sobretudo, em face do caminho vocacional do Batismo que se perpetua por toda a vida.

A vocação, assim, é o que nos mantém no firme propósito de responder a Deus com a própria vida. Resposta essa que se dá sempre diante da comunidade familiar, dos batizados ou dos presbíteros, para sermos, todos, a Igreja de Jesus Cristo”, finaliza o reitor.

Com informações do Seminário da Arquidiocese de Uberaba.

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *