Seminaristas da Arquidiocese de Uberaba participam de Formação Regional em Juiz de Fora

Entre os dias 24 e 26 de maio, a Arquidiocese de Juiz de Fora sedia a nona edição da Formação Missionária para Seminaristas (Formise) do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento aconteceu no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e contou com a presença de mais de 60 seminaristas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A celebração de abertura do Formise foi realizada na sexta-feira, dia 24 de maio, às 19h, na Catedral Metropolitano de Juiz de Fora. O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo bispo da Diocese de Guaxupé (MG) e assessor do Comire no Regional Leste 2, Dom José Lanza Neto.

O tema é: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, em consonância com o Mês Missionário Extraordinário convocado por Papa Francisco para outubro deste ano. O responsável por conduzir as reflexões foi o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Padre Antônio Niemiec.

*Com informações da assessoria de imprensa da Arquidiocese de Juiz de Fora

Participação dos seminaristas da Arquidiocese de Uberaba

Os seminaristas da Arquidiocese de Uberaba, David Washington e Otávio Spineli, participam em Juiz de Fora (MG) do IX Formise do Regional Leste II. Como atitude de formação permanente, os seminaristas, representando todo o Seminário arquidiocesano, partiram para Juiz de Fora para uma jornada de três dias (24, 25 e 26 de maio), com o objetivo de assimilar o convite do Papa Francisco de sermos “Batizados  e Enviados”.

O encontro foi presidido pelo Pe. Antônio Niemiec, Secretário Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, que falou aos seminaristas das Arquidioceses e Dioceses presentes sobre a importância de vivermos nosso batismo enviados a falar de Jesus Cristo. Fundamentando todo o encontro nas diretrizes que falam sobre a importância de sermos missionários, Pe. Antônio motivou cada seminarista a ser o diferencial nas comunidades onde atuam.

O encontro também contou com a presença do bispo de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, referencial da dimensão missionária do Regional Leste II. Dom Lanza enfatizou que é preciso que cada seminarista renasça para a vocação missionária, encorajando a cada um a manter-se firme frente às dificuldades que surgem ao evangelizar.

O arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a celebração eucarística que abriu o encontro. Com sua experiência pastoral, Dom Gil alertou aos seminaristas e a todos os presentes que não se pode ser padre se não for missionário, que não é compatível um seminarista que será ordenado para a Igreja não ser missionário.

Os seminaristas da Arquidiocese de Uberaba aproveitaram o encontro para falar sobre as atividades missionárias realizadas pelo COMISE, juntamente com todos os seminaristas a todo o Regional Leste II. Eles trocaram experiências se comprometendo a transmitir todo o conteúdo que absorveram em Juiz de Fora.

O empenho do Seminário junto a essa atividade missionária ajuda os seminaristas a compreenderem o quanto é importante as atividades missionárias realizadas. As palavras dos bispos, dos padres e dos próprios seminaristas ajudarão a pensarmos a missão como algo inato ao ser batizados. Que encontros assim nos ajudem a sermos cada vez mais “Batizados e Enviados” (Papa Francisco).

Seminaristas Otávio H. Spineli Silva e David Washington Beirigo Lira

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *