Uberaba sedia a 26ª Assembleia Regional do Laicato do Regional Leste 2

Nos dias 3, 4 e 5 de maio foi realizada na Arquidiocese de Uberaba a 26ª Assembleia Regional do Laicato / Encontro do Laicato Regional Leste II, no Centro de Pastoral João Paulo II. O encontro iniciou com o vídeo do arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, dando as boas vindas e justificando sua ausência, por estar participando da 57º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, ocorrida entre os dias 1º e 10 de maio, em Aparecida (SP).

Com momentos de comunicação e socialização, os dias foram marcados por formação, repasse de informações e orientações. Com a presença e assessoria do Padre Alfredo J. Gonçalves, sacerdote scalabriano, foram discutidas temáticas atuais, além do assessor motivar os cristãos leigos e leigas a “continuarem plantando, mesmo em época que não é de colheita”.

Padre Alfredinho, como é chamado, apresentou aos cristãos leigos e leigas a necessidade de reverem suas práticas de lutas, pois “não é preciso diminuir a luz do outro para que a nossa luz brilhe mais”. Apontou também a necessidade de “deixar de chororô e partir para as encruzilhadas”. O assessor falou ainda sobre a importância da linguagem como instrumento de testemunho para melhor compreensão e adesão dos leigos em geral. “Usar a linguagem nos diferentes areópagos”. Reforçou a necessidade de ter essa sensibilidade ao convidar as pessoas para integrarem o Conselho de Leigos.

A Assembleia contou com a presença de 16 Dioceses do Regional Leste 2, tanto do Espírito Santo (ES) quanto de Minas Gerais (MG), totalizando 65 pessoas. Durante o encontro os participantes tiveram momentos de descontração, como a noite cultural onde foi realizada apresentações de dois grupos, sendo um de Catira (Grupo Tradição de Minas) e o segundo uma Folia de Reis, ambos os grupos de Uberaba.

Além das trocas de experiências que ocorrem durante a Assembleia, as refeições também proporcionaram momentos marcados por diálogos, recheados de risadas. Um dos destaques da Assembleia foi a presença da deputada estadual Marilene Alves de Souza (Leninha), eleita nas eleições de 2018. Leninha contou como foi sua caminhada para ser eleita, além de explanar a importância de vencer o preconceito “de que todos que entram para a política vão se tornar corruptos”.

Segundo os cristãos leigos e leigas, ao final da Assembleia o sentimento foi de satisfação, além de declararem estar motivados para retornarem para suas Dioceses e continuarem o trabalho. O encontro foi encerrado com o convite para o 7º Encontro Nacional do Laicato, que acontecerá de 20 a 23 de junho de 2019, em Cuiabá (Mato Grosso).

Ana Paula Marçal Silva – Comunicação do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Uberaba.

 

LEIA MAIS

Conselho Nacional do Laicato do Brasil realiza assembleia em Uberaba.

 

Confira as entrevistas realizadas pela assessoria de imprensa da Arquidiocese de Uberaba durante a Assembleia:

Confira todas as entrevistas no canal da Arquidiocese de Uberaba no Youtube, aqui.

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *