O Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

   O mês de junho chegou e tradicionalmente celebramos, além de nossos santos juninos (São João, São Pedro e Santo Antônio), o Sagrado Coração de Jesus, uma devoção riquíssima ao Bom Mestre Jesus, cheia de significado, não só bíblico, mas da piedosa e milenar Tradição da Igreja. Os círculos de oração e devoção em torno do Coração de Jesus começaram em uma casa jesuíta no século XIX, mais precisamente em 1844, entre seminaristas no sul da França. Depois, expandiu-se para outros lugares até chegar ao mundo todo, configurando-se hoje na Rede Mundial de Oração do Papa.

    A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, assim como o dogma da Imaculada Conceição de Maria, têm suas origens não oficiais já muito tempo antes, na própria Sagrada Escritura, quando lemos Jo 19,34: ‘‘e do seu lado saíram sangue e água’’. Do lado perfurado pelo pillum romano (lança formada por uma ponta mais fina e pontiaguda de ferro com a outra parte de madeira), que chegaria até ao Coração do Crucificado, jorrou o manancial da salvação. Da devoção a esse Coração chagado, mas salvador, nasceu formalmente o Apostolado da Oração. Rezar ao Coração de Jesus é seguir a tradição antiga dos judeus, que viam no coração o ser-por-inteiro da pessoa. Em outras palavras, no Coração de Jesus contemplamos sua humanidade e divindade que nos proporcionam nos ver em nossa imagem e semelhança perdida pelo pecado: ver a imagem do verdadeiro Homem, Deus-Homem, nossa meta de vida.

    Em nossa Arquidiocese, temos vários grupos do Apostolado da Oração em quase todas as paróquias. Os grupos funcionam de forma independente, sempre seguindo sua espiritualidade própria, segundo o Manual do Coração de Jesus, ligados a seus padres e a nosso bispo, e de forma oficiosa, ao coordenador arquidiocesano e ao assessor-padre da Arquidiocese. Nossas principais metas gerais de oração são rezar pelos necessitados, pelos sacerdotes e pelo Santo Padre, o Papa e suas intenções mensais, visto que fazemos parte de sua Rede Mundial de Oração.

     Em nossa Igreja local, teremos no próximo dia 01/07 o primeiro Encontro Arquidiocesano dos Coordenadores do Apostolado da Oração em Uberaba, para ouvir primeiramente como estão os grupos e criar uma estrutura de coordenações forâneas que auxiliem a coordenação geral nos trabalhos e nas formações que envolverão a Arquidiocese no futuro próximo. Contamos com a graça constante de Nosso Senhor Jesus Cristo em seu Coração puríssimo, para seguir em frente com nossos projetos e com a oração de cada devoto de nossa Arquidiocese, unidos ao Imaculado Coração de Maria!

Padre Pablo Henrique Borges Ferreira

Assessor Arquidiocesano do Apostolado da Oração

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por