A majestosa Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo é considerada um dos patrimônios arquitetônicos mais belos do Alto-triângulo mineiro. Um verdadeiro cartão postal da cidade de Frutal/MG. A pergunta que faço ao leitor é: Poderíamos deixar deteriorar, ir à ruína o cartão postal de uma cidade, o patrimônio que identifica a história e a vida de um povo?
No cantar do salmista, fomos todos tocados: conselhos (administrativo e pastoral), comunidades, fiéis e todos os frutalenses a realmente zelar por este belo patrimônio arquitetônico. Compreendemos que a Igreja nos ensina e nos pede que devemos zelar pelas almas, mas sabemos também que zelar pelo ‘templo-pedra’ nos enche a alma e nos faz zelar ainda mais pelo templo que somos todos nós. Afinal de contas, quem não sente a presença de Deus estando em um templo sempre bem conservado? Não é vaidade, não é orgulho, mas zelo. Zelo por tudo que é de Deus (material ou espiritual). Nosso papel é cuidar bem de tudo que Lhe pertence.
Em meados de 2019, após inúmeras reuniões do Conselho administrativo da paróquia, juntamente com o incansável Padre Rogério, resolvemos iniciar um grande projeto de melhorias de nossa Igreja Matriz. As últimas reformas, tanto internas como externas, haviam ocorrido há mais de dez anos. Incialmente, vimos a necessidade de restaurar os revestimentos externos, chamados hoje de ‘cristalizados’. Os mesmos demandavam cuidados, pois em boa parte estavam se soltando. Pensamos que era necessário fazer apenas “remendos” nos lugares que estavam danificados, mas infelizmente eles ficariam bem diferentes do revestimento antigo, em questão de cor e textura. Optamos por revestir a igreja por completo, sempre com os pés no chão, jamais dando passos maiores do que poderíamos. Convocamos os fiéis para esta empreitada de restauração e prontamente responderam com um sim generoso, dando-nos o respaldo de que necessitávamos para o início das obras, que duraram quase um ano.
No mesmo período do revestimento externo, foi observado que a estrutura do telhado estava apresentando vários problemas. Sempre que vinham as fortes chuvas, apareciam muitas goteiras e inúmeros vazamentos por toda a igreja. Inclusive, tivemos uma tempestade na cidade quando foram destelhadas várias casas, queda de muitas árvores e nossa Matriz não ficou imune, sofrendo um destelhamento. Então, tomamos a decisão de avaliar toda a estrutura: madeiras, telhas e calhas. Sendo assim, de acordo com os profissionais da área, o que precisaria ser feito era a troca de boa parte do madeiramento, de todas as telhas e o restauro das calhas.
Com a igreja toda restaurada (telhado e pintura externa), era preciso valorizar sua beleza arquitetônica também à noite. Sendo assim, Padre Rogério buscou junto à Prefeitura Municipal de Frutal a iluminação externa, inaugurada no dia 24 de dezembro de 2020. Nossas noites em Frutal passaram a ficar mais bonitas com nossa matriz toda iluminada.
Além do revestimento externo, da troca do telhado e da iluminação externa, era preciso voltar nossos olhares para nossas portas, em especial a porta central que é histórica e que se encontrava muito deteriorada pela ação do tempo. Marceneiros, aqui mesmo de Frutal, com toda técnica e cuidado, restauraram nossas portas e as entregaram nos moldes originais, ressaltando a beleza e os detalhes em madeira (bálsamo rosa).
Diante destas inúmeras reformas, começamos a colocar em prática, neste ano de 2022, um sonho antigo dos fiéis que frequentam nossa matriz: reformar a escadaria central e fazer as rampas de acesso, pois a mesma não possui acessibilidade para idosos e deficientes. Os degraus são curtos e já se encontram todos danificados. Contratamos engenheiros e arquitetos, que nos apresentaram um projeto que agradou a todos do Conselho Administrativo e Pastoral e, posteriormente, aos demais paroquianos. Também buscamos a aprovação do Conselho Patrimonial do Município. O projeto foi aprovado por todos e está em plena execução. As rampas serão de acesso tanto para pedestres, quanto para veículos, com corrimãos usando balaústres e na frente ainda serão colocados anjos orantes que trarão a nossa igreja um acréscimo a sua beleza arquitetônica. Hoje, já em fase bem adiantada, podemos notar quão bela está ficando. Com isso, aproveitamos também para fazer nos mesmos padrões as entradas laterais com acessibilidade e usando os mesmos corrimãos com balaústres, resolvendo assim um problema antigo que era a entrada de água da chuva dentro da igreja em razão das escadas serem no mesmo nível do piso interno. Isto está sendo resolvido com o rebaixamento de todas as escadas de acesso à igreja.
Recentemente, fizemos na parte interna da igreja uma pintura nova no presbitério e no átrio, também trocamos a cruz, restauramos a imagem do Cristo Crucificado e realizamos um restauro completo do piso hidráulico. Não poderia deixar de lembrar nossa última aquisição, que foi a tampa da pia batismal, uma verdadeira obra de arte sacra.
“O zelo por sua casa me consumirá”. Esse zelo não se esgota, não tem fim, muitas melhorias ainda desejamos realizar. Como paroquiano, frutalense, convido você, meu irmão e minha irmã, que, chegando a Frutal, não deixe de nos visitar e conhecer nossa majestosa matriz. Nós e Nossa Senhora do Carmo ficaremos muito agradecidos!
Sílvio Miziara
(Membro do Conselho administrativo e tesoureiro da paróquia)