Orientação sobre o processo eletivo para compor os Conselhos Tutelares

 

“Jesus disse: Deixem as crianças virem a mim. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas.” (MC 10,14-15)

 

Nosso tempo exige tomadas de decisões fundamentais em favor da dignidade humana e da VIDA.

A Arquidiocese de Uberaba, ciente de sua missão na luta e compromisso de construção contínua de um mundo mais humanizado e digno para todas as pessoas, vem orientar, junto aos/às cristãos/ãs, sobre a importância da participação no processo de escolha dos membros dos três Conselhos Tutelares, para o período de 2024-2027, na cidade de Uberaba. Cada Conselho Tutelar é composto por cinco membros. Serão eleitos, portanto, 15 conselheiros e 15 suplentes. É preciso acompanhar como esse processo ocorrerá também nas várias cidades que compõem a nossa Arquidiocese.

A principal missão dos/as conselheiros/as tutelares é trabalhar para que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos garantidos e respeitados pela família, pela sociedade civil e pelo poder público.

O processo de escolha dos membros que comporão os novos Conselhos Tutelares ocorrerá em quatro etapas, na cidade de Uberaba:

1ª Etapa: 11/04/2023 a 17/05/2023, período de inscrições dos/as candidatos/as interessados/as.

2ª Etapa: 18/06/2023 – prova de conhecimento específico, cuja bibliografia está prevista em Edital.

3ª Etapa: 10/07/2023 a 14/07/2023 – entrevista e avaliação psicológica dos/as candidatos/as aprovados/as na etapa anterior.

4ª Etapa: 01/10/2023 eleição dos candidatos/as.

 

Por compreender a importância dos Conselhos Tutelares na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a Arquidiocese de Uberaba conclama a todos/as para participarem e colaborarem na divulgação do referido processo, seja como candidato/a, seja como colaborador/a na divulgação das etapas de escolha dos próximos conselheiros/as, conforme preconiza e orienta a Resolução Nº 04, publicada no Jornal Oficial do município, no último dia 10 de abril de 2023 e emanada do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICAU.

Além dos critérios apresentados na Resolução do Edital, para a escolha de candidatos/as a compor os novos Conselhos Tutelares, orientamos que esses/as candidatos/as possuam valores éticos e que estejam comprometidos com a Doutrina Social da Igreja, em favor da vida em abundância para todos/as, na luta pela dignidade da pessoa humana, por justiça social e por políticas públicas que garantam os direitos constitucionais, especialmente para as pessoas mais vulneráveis. Por isso, é importante que as pessoas indicadas façam parte de nossas equipes de pastoral, movimentos, associações, conselhos e demais organizações de nossas comunidades e paróquias.

É urgente e necessário que as políticas públicas direcionadas para a infância e adolescência sejam continuadas, consolidadas e executadas com eficiência, uma vez que o futuro digno das novas gerações depende da nossa atuação no tempo presente.

 

Mais informações:

RESOLUÇÃO Nº: 04 de 10 de abril de 2023, que dispõe sobre o Edital do Processo de Escolha Unificado dos membros do Conselho Tutelar do Município de Uberaba/MG, referente ao mandato 2024/2027. Páginas 16 a 26 do Porta Voz de No 2.200 (Jornal Oficial do Município de Uberaba).

Endereço eletrônico:

https://imprensaoficialmunicipal.com.br/uberaba

 

Uberaba – MG –, 05 de maio de 2023.

 

COMISSÃO ARQUIDIOCESANA PRÓ DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES – UBERABA – MG

Compartilhe: