Osair Maria Borges

Nascida no dia 02 de abril de 1938, no município de Tupaciguara MG, Osair Maria Borges veio de uma família católica. Aos 18 anos, sentiu o chamado para dedicar-se exclusivamente ao serviço do Senhor. No ano de 1958, deixou a família e foi servir ao Senhor na Congregação das Filhas do Espírito Santo. Trabalhou em Santos, Belo Horizonte e Espírito Santo.

Foi professora de crianças e jovens por mais de 20 anos, em onze deles ensinando aos surdos e mudos. Fez vários cursos especiais para ministrar aulas em Roma, Itália e o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), no Brasil.

Em 1982, pediu transferência para a Arquidiocese de Uberaba. Dom Benedito de Ulhoa Vieira a recebeu com muito carinho, sendo a segunda consagrada e, meses depois, outras jovens chegaram para formar o pequeno “Grupo de Leigas Consagradas” da Arquidiocese de Uberaba.  No dia 08 de dezembro de 1982, foi consagrada a serviço do Evangelho. A pedido do Arcebispo, foi prestar serviços na Paróquia Santo Antônio, em Planura, cidade onde não havia padre fixo, pois os padres Capuchinhos de Frutal atendiam apenas nos finais de semana para celebrar Missas e os Sacramentos.

Ao chegar em Planura, logo começou a organizar as pastorais existentes e criar outras. Trabalhou quatro anos sem a presença do sacerdote e mais quatro, com a presença do novo pároco, Padre Antônio Braz Benevente. Com a saída dos Frades Capuchinhos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Frutal, foi para lá coordenar os trabalhos na Paróquia.

Em 1991, Dom Benedito a enviou para o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, onde auxiliou por muitos anos o Pároco Reitor Monsenhor Geraldo Magela de Faria.

Em 2013, residindo próximo ao Clube Jockey Parque, acompanhou a catequese das crianças, jovens e adultos no bairro Copacabana.

Mesmo morando na casa da rua Dr. Hildebrando Pontes, 119, no Bairro Mercedes, continuou seu trabalho de Evangelização no Bairro Copacabana até 2016.

No ano seguinte, por questões de saúde e segurança, foi morar com seus familiares em Uberlândia.

Desde 2021, Osair está residindo em uma Clínica de Repouso.

Por ocasião da celebração de nossos 30 Anos de existência, assim expressou seu amor ao Instituto Fraternidade São José: “Tenho orgulho de fazer parte desta história desde o início e procuro ser exemplo, testemunho para as que estão chegando “.

Irmã Abadia Melo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por