Papa Francisco concede o título de Basílica ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja

O Papa Francisco, juntamente com a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, concedeu, neste mês de maio, o título de Basílica Menor ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, de Romaria. O reconhecimento confere à Igreja um status internacional e ligação direta ao Papa, e com essa conquista, a Arquidiocese de Uberaba passa a ter três Basílicas: uma em Sacramento, outra em Uberaba, e agora, também em Romaria.

O título honorífico de Basílica é concedido a igrejas, em diversos países do mundo, pelos seguintes motivos: veneração dos cristãos; importância histórica, artística e cultural para cidade ou região; beleza artística na arquitetura e decoração; centro de ação litúrgica e formação para os fiéis; lugar de peregrinação e indulgência.

O pedido foi feito pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto em 2019, e foi aceito este ano, intensificando o vínculo com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, além de ser exemplo e testemunho de fé, promovendo um centro particular de ação litúrgica e pastoral na Arquidiocese, e na cidade de Romaria.

Basílica, em grego basileos, significava “casa do Rei”. O termo foi adaptado para o lugar onde se celebra a eucaristia. O que muda é que agora, com o título de Basílica, o Santuário deve ser um centro de irradiação do Evangelho através da liturgia, pastoral e formação, e deve propagar os documentos papais e da Santa Sé.

O próximo passo é preparar toda a liturgia, o cerimonial, convites e celebração eucarística para a instalação, que ainda não tem data marcada.

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba